Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sete destinos nordestinos disputam TOP 100 Stories de sustentabilidade

Ao todo, 17 lugares do Brasil estão concorrendo a premiação internacional destacando práticas de turismo responsável e com foco na sustentabilidade
Capela de São Benedito em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco: cidade concorre a prêmio de sustentabilidade
Capela de São Benedito em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco: cidade concorre a prêmio de sustentabilidade no turismo. Foto: Embratur Sebrae/Divulgação

Quatro destinos do Rio Grande do Norte e três de Pernambuco estão entre os 17 locais brasileiros que disputam o concurso TOP 100 Stories da Green Destinations, que destaca iniciativas de turismo responsável. No Nordeste, Parnamirim, Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, e Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré, em Pernambuco, concorrem com suas práticas sustentáveis no desenvolvimento do turismo local. A premiação acontece nesta terça-feira (15), durante a Conferência Global Green Destinations.

A cerimônia de premiação será virtual, a partir das 15h. Para acompanhar, inscreva-se usando o link: https://lnkd.in/dNQwt2ZK. Os destinos que integram o TOP 100 Stories terão a chance de concorrer ao Green Destinations Stories Awards, que será realizado na ITB Berlin 2025, uma das maiores feiras de turismo do mundo. A visibilidade internacional que o prêmio oferece é uma oportunidade valiosa para atrair turistas e investimentos, além de promover práticas sustentáveis que beneficiam as comunidades locais.

O concurso avalia 15 a 30 critérios de sustentabilidade, conforme as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Para se qualificar, os destinos devem alcançar pelo menos 60% de conformidade com esses critérios. Rodrigo Cidade, diretor do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), que representa a Fundação Holandesa Green Destinations no Brasil, celebra a presença de destinos brasileiros, destacando o avanço do país na busca por um turismo mais sustentável.

Do Brasil, estão também na disputa sete destinos em Santa Catarina (Arabutã, Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias), um em Minas Gerais (Barão de Cocais), um do Mato Grosso do Sul (Bodoquena) e um do Acre (Rio Branco).

Critérios de sustentabilidade

Para participar do concurso, os municípios inscrevem suas histórias de boas práticas para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e responsável. Após o concurso, os participantes recebem um relatório que destaca os pontos fortes e áreas de melhoria.

- Publicidade -

A turismóloga e consultora do Programa DEL Turismo, do Instituto DEL, Beth Bauchwitz, explica que o concurso oferece um guia para que os destinos se tornem mais sustentáveis. “A participação no concurso não é apenas uma busca por reconhecimento, mas também uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento contínuo para os destinos brasileiros”, afirma.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, afirma que iniciativas como o TOP 100 Stories são essenciais para promover um turismo que valorize o meio ambiente, a cultura local e a geração de emprego e renda. “O turista internacional está cada vez mais preocupado com o consumo que faz, preferindo destinos e produtos que geram impacto positivo na natureza e nas comunidades que visita. E nós queremos atrair mais turistas com esse perfil”, explica Freixo.

Características dos Sete Destinos Nordestinos

Fernando de Noronha: Conhecido pela Praia do Sancho, famosa por sua biodiversidade e práticas de gestão ambiental.
Sirinhaém: Destaca-se pelo povoado de Gamela, onde iniciativas de preservação incentivam a cultura local.
Tamandaré: Abriga a Praia dos Carneiros, famosa por suas belezas naturais e ações de proteção ambiental.
Parnamirim: É o lar da Praia de Pirangi, com projetos voltados para a preservação das paisagens naturais.
Santa Cruz: Famosa por sua Festa de São Pedro, integra a comunidade em práticas sustentáveis e preservação cultural.
São Miguel do Gostoso: Destino de kite e windsurf, promove o ecoturismo e valorização da cultura local.
Tibau do Sul: Conhecida por suas falésias e lagoas, foca na preservação ambiental e turismo responsável.

*Com informações da Embratur

Leia mais: Bahia expande malha de voos estaduais em parceria com a Azul

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -