O período de festas juninas alavanca a economia de diversas cidades nordestinas que promovem festas de São João. Nos aeroportos administrados pela Aena Brasil na região, a oferta de assentos aumentou substancialmente em relação ao ano passado. No aeroporto de Campina Grande, por exemplo, a movimentação aumentou 72%.
De acordo com a Aena, o fluxo de passageiros aumenta nas cidades onde as festas juninas são uma marca identitária, como em Campina Grande, na Paraíba. O município espera receber mais de três milhões de pessoas no Parque do Povo, polo principal da festa – um aumento de 15% a 20% em relação ao ano anterior. A oferta de assentos para junho é 72% maior do que a do mesmo período no ano anterior, passando de 30 mil para 51 mil.
O aeroporto de Maceió apresentou crescimento de 63% no número de assentos para o período, chegando a 244.060 assentos este ano contra 149.355 no ano de 2023. Os festejos na capital têm início neste sábado (22) em dois polos, nos bairros do Jaraguá e Benedito Bentes, reunindo artistas nacionais como Alok, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Calcinha Preta e Bell Marques, entre outros.
Já no aeroporto da capital paraibana, a oferta para o mês de junho é quase 30% maior do que o ano anterior, chegando a 139.160 assentos. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) organizou um receptivo especial para os turistas no terminal, com um trio de sanfona, zabumba e triângulo tocando forró no desembarque e uma mala colorida com bandeirinhas e outros elementos visuais típicos do período circulando nas esteiras de bagagem, reforçando o convite às pessoas para participarem da festa.
Junho configura o principal período festivo também de Sergipe, conhecido como “O País do Forró”. O aeroporto da capital oferta 115.348 assentos para esse mês, número 9% maior do que o mesmo período em 2023. O receptivo dos passageiros estará reforçado ao longo de todo o mês, com ações realizadas quase diariamente em parceria com a Secretaria de Turismo de Sergipe.
Conhecido internacionalmente pelo Carnaval, Pernambuco também tem no São João uma de suas forças turísticas e culturais. Por todo o interior há festas de todos os portes, do pequeno arraial familiar aos shows em palcos superproduzidos com artistas de renome nacional. Na capital, a festa costuma ser descentralizada, com programação musical distribuída em polos localizados em vários bairros da cidade.
O aumento de movimentação no Aeroporto dos Guararapes-Gilberto Freyre é marcante em relação a junho do ano anterior: passou de 691.657 (2023) para 963.764 assentos ofertados neste ano, um incremento de 39%. Entre 15 e 24 de junho haverá uma ação em parceria com uma marca de bebidas no desembarque, recebendo quem chega à cidade com drinques à base de cachaça.
Aeroporto de Maceió tem aumento de 8,5% entre janeiro e maio
De acordo com os dados da Aena, o fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, aumentou 8,5% entre janeiro e maio deste ano. Somente no mês de maio deste ano o aeroporto recebeu 180 mil passageiros, um aumento de 9% em comparação ao mesmo mês de 2023, quando desembarcaram na capital alagoana 165 mil pessoas no mês de maio.
Para a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, os números são mais uma demonstração de como Alagoas vem ocupando um importante posto no setor turístico nacional e internacional, além de trazer impactos importantes para o segmento, rede hoteleira e para a economia de uma forma geral do estado.
“Mais notícias boas e um crescimento que não para. Alagoas tem se colocado, de fato, como uma das grandes potências turísticas do Brasil e do mundo. Não é por acaso que os números vêm crescendo cada vez mais e, novamente, podemos observar um fluxo maior de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Sinal de que o Governo de Alagoas está no caminho certo”, disse a secretária.
Nas redes sociais, a secretária Bárbara Braga anunciou outros números que comprovam o avanço do setor turístico de Alagoas, como o crescimento de 14% do número de voos no mesmo período, entre janeiro e maio deste ano, comparado com 2023. Além disso, outro fator importante foi pontuado: o desembarque de estrangeiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, no primeiro quadrimestre de 2024, teve um aumento de 41%, considerando o mesmo período do ano passado.
*Com informações Aena Brasil e Agência Alagoas
Leia Mais: Azul e Gol ofertarão mais de 40 voos para AL em julho