Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Porto de Suape entra no mercado livre para usar só energias renováveis

Etiene Ramos O Porto de Suape é agora um cliente da energia solar produzida no Sertão de Pernambuco pelo parque fotovoltaico da Enel Green Power, instalado no município de Tacaratu, e comercializada pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco – AD Diper, a única entre seus pares, no país, a exercer essa atividade pelo Mercado Livre […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

Etiene Ramos

O Porto de Suape é agora um cliente da energia solar produzida no Sertão de Pernambuco pelo parque fotovoltaico da Enel Green Power, instalado no município de Tacaratu, e comercializada pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco – AD Diper, a única entre seus pares, no país, a exercer essa atividade pelo Mercado Livre de Energia, desde 2015.

Suape, um porto que tem como meta zerar a emissão de carbono para atender às exigências ambientais de investidores de todo o mundo, ampliando sua atratividade para negócios, decidiu sair do mercado cativo, atendido pelas concessionárias e distribuidoras de energia, e migrar para o mercado livre com o objetivo de comprar apenas energia de fontes renováveis diretamente das geradoras e comercializadoras, como a AD Diper. 

Classificada como consumidora especial de alta tensão, com consumo acima de 500 Kilowatts (KW) de potência, a autarquia estadual fechou com a AD Diper a compra de energia para atender cinco unidades consumidoras., entre elas o prédio da administração, os cais e o pátio de veículos.

O consumo médio das cinco unidades equivale a 1.418,0 MWh/ano e usando 100% de energia solar, evita-se a emissão de 108 toneladas de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde ao plantio de 770 árvores. “A mudança alinha o Porto com suas propostas e ações pela sustentabilidade e ainda gera uma economia anual de 15% ou cerca de R$160 mil na fatura da conta de energia”, revela o diretor de Administração e Finanças de Suape, Jorge Vieira.

- Publicidade -

Mercado Livre 

A economia de despesas alinhada com a sustentabilidade, além de comprar energia produzida no próprio Estado, formam a bandeira da AD Diper  para que as empresas públicas estaduais passem a comprar energia renovável, via mercado livre, e assim garantir uma economia de 15% a 20% nas suas faturas. 

O processo começou em 2013, com um leilão de energia promovido pelo Governo do Estado e ganho pela Enel Green Power que construiu a usina solar em Tacaratu. Na época, a Agência investiu R$4 milhões para se credenciar como comercializadora junto ao mercado livre e tornou-se a única agência de desenvolvimento estadual do país a ter essa condição. 

Todo mês, como foi definido em leilão, a AD Diper compra 1.300 Mwh da Enel e vende quase todo o volume a sua primeira cliente, a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), responsável pela gestão do Centro de Convenções de Pernambuco. “Nós comercializamos 100% da energia consumida pela Empetur. A sobra vendemos no mercado spot para outras comercializadoras e empresas privadas de todo o Brasil. Mas podemos vender o excedente para as estatais estaduais e ir aumentando as compras de acordo com a demanda”, diz o presidente da AD Diper, Roberto de Abreu e Lima.

Depois de Suape, o Porto do Recife e o Laboratório Farmacêutico de Pernambuco – Lafepe, devem ser os novos clientes da AD Diper. A expectativa é que eles vão crescendo conforme a adesão de secretarias e órgãos públicos estaduais às metas de desenvolvimento sustentável. De largada elas já asseguram economia nos gastos com energia elétrica e valorizam a imagem da gestão pública.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -