O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) chega aos 80 anos, nesta quarta-feira (26) inovando. A data será marcada pela inauguração do Observatório da Indústria e apresentação de novo ecossistema de tecnologia e inovação.
Fundada em 16 de abril de 1943, a instituição foi criada com o propósito de formar mão de obra qualificada para a indústria, sendo hoje referência, também, na oferta de serviços de tecnologia e inovação ao setor produtivo. Para comemorar a data, o SENAI Pernambuco reunirá empresários para celebrar a sua trajetória, a partir das 17h, na Casa da Indústria.
Diretora regional do SENAI Pernambuco, Camila Barreto, destaca que a atuação da instituição – privada, sem fins lucrativos e mantida pelo próprio setor industrial – é voltada para tornar o setor produtivo do estado mais competitivo. “Estamos comemorando oito décadas de uma trajetória que vem transformando a nossa indústria para melhor e, o que é mais importante, com repercussões em toda a sociedade. O SENAI seguirá, pelos próximos anos, com esse compromisso de contribuir para o desenvolvimento do nosso estado, com mais oportunidades para todos”, ressalta.
O Observatório da Indústria é um centro de inteligência que atua para impulsionar o desenvolvimento da indústria na região a partir de informações estratégicas de estudos prospectivos e pesquisas. Já o novo ecossistema irá aprimorar a oferta de serviços de tecnologia e inovação para o setor produtivo.
“No ano em que celebramos os dez anos do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), vamos expandir os nossos limites de atuação com o objetivo de oferecer ainda mais suporte para o desenvolvimento da indústria local”, comenta.
SENAI-PE em números
No âmbito educacional, apenas nos seus últimos cinco anos de atuação, a instituição formou cerca de 340 mil pessoas para o mercado de trabalho pernambucano. Destas, mais de 178 mil foram realizadas dentro da política de gratuidade regimental. Atualmente, o SENAI-PE conta com dez escolas técnicas, localizadas na RMR, na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão, além de unidades móveis que reforçam a oferta de cursos profissionalizantes em mais de 25 áreas distintas.
Desde meados de 2010, a instituição também vem oferecendo serviços de tecnologia e inovação para a indústria por meio do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), instituído em 8 de abril de 2013, e de seus dois Institutos SENAI de Tecnologia, nas áreas de Alimentos e Meio Ambiente e Materiais e Processos Produtivos, cujas criações foram autorizadas em 2015. Somente nos últimos cinco anos, os institutos ofereceram mais de 27 mil atendimentos à indústria
Leia também:
Recife vai sediar I Encontro Brasileiro de Urbanismo Social: Cidades brasileiras em perspectiva
Sebrae lança programa para impulsionar startups
Vereadores repercutem aprovação de empréstimos de recursos para o Recife
Comissão do Senado chega a Pernambuco para discutir futuro da Hemo