Com investimentos de R$ de 7 milhões, a Um Telecom está expandindo a sua rede de fibra óptica para o estado do Maranhão e ampliando a rede já implantada no Piauí, totalizando 1,3 mil km de cabos de fibra óptica. Além de equipamentos, os recursos são destinados à estruturação de Pontos de Presença (Pops).
Com a expansão, a Um Telecom alcança a marca de 20 mil km de rede de fibra óptica em todo o Nordeste. A nova rede passa por cidades como São Luís, Caxias, Peritoró e Batalha, no Maranhão, além da expansão para Parnaíba, no Piauí, interligando os dois estados.
“Essa nova rede faz parte do plano de expansão da Um Telecom para 2023 e com o compromisso de levar internet de qualidade para regiões que normalmente não recebem investimentos de grandes players”, declara Aristides Júnior, Diretor de Expansão de Rede da Um Telecom.
Um Telecom em mais 33 cidades
A região abrangida pela nova rede da Um Telecom atende 33 cidades, com população estimada em 4 milhões de pessoas. Nessa área, atuam 164 provedores regionais, que podem contar com os serviços da Um Telecom.
A rede funciona em anel inteligente. Isso significa que, caso haja algum rompimento nos cabos, os provedores regionais não deixarão de ser atendidos porque o sistema fará a redistribuição do tráfego de dados, sem interromper o serviço.
Serão ofertados 400 gigabytes/segundo de banda larga para provedores regionais. A capacidade de expansão da infraestrutura é de até 8 terabytes/segundo, de acordo com a demanda. A rede foi iluminada com equipamentos DWDM, ou seja, de alta capacidade de transmissão de dados. Nesse novo trecho, foram instalados 15 Pops.
Leia também:
Recife: em apenas 2h é possível abrir uma empresa, um recorde nacional
“De que adianta ter uma empresa boa na Venezuela?”, questiona Zema na FIEPE
Secretário diz que Arco Metropolitano é prioridade na gestão de Raquel Lyra
Geração alternativa de energia só alcança 25% das pequenas indústrias
Alagoas adota tecnologia inovadora para piscicultura familiar
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%