O LIDE Pernambuco promoveu nesta sexta-feira (17) palestra do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO). O chefe do executivo mineiro tem se reunindo com empresários de várias associações, em vários estados, numa clara demonstração de que pretende lançar sua candidatura à presidência da República.
Na ocasião, a plateia teve oportunidade de responder ao Termômetro Empresarial do LIDE Pernambuco. O levantamento mostra a evolução da percepção do empresariado sobre a economia nacional. E ela piorou em quase todos os aspectos abordados.
A pesquisa comparou os meses de março de 2023 e outubro de 2022 – a última sondagem feita pelo Termômetro, ouvindo 250 lideranças empresariais. Para 41% dos que responderam à pesquisa, o fator que mais impede o crescimento do negócio é cenário político, seguido das taxas de juros (34%).
Quando indagados sobre a situação atual dos negócios da empresa em relação ao ano passado, só 38% disseram que estava melhor. Em outubro, o percentual era de 67%.
Da mesma forma, quando questionados sobre geração de empregos, atualmente, 49% pensam em empregar, 40% em manter e 11% em demitir. Em outubro, 64% que pensavam em empregar, contra 33% em manter e só 3% em demitir.
Sobre a previsão de receita, 66% acham que vai melhorar. Em outubro de 2022, esse percentual era de 77%. Cresceu de 1% para 5% os que acreditam que a receita vai encolher.
O cenário político é disparado o que mais preocupa os empresários – 68% se dizem preocupados com o tema neste mês de março, contra 59% em outubro. O segundo tema que mais preocupa é a inflação – cresceu de 18% para 21% os que optaram por esse item.
Para 52%, a área que mais precisa melhorar no Brasil é a educação – em outubro essa área também foi a mais votada, com 37%. Mas, quando a pergunta se limita ao estado de Pernambuco, a área que mais preocupa é a infraestrutura, com 61% da preferência, mesmo índice de outubro passado.
Sobre os primeiros meses da governadora Raquel Lyra, 74% disseram foram de mais acertos do que erros e 65% estão otimistas com a gestão da governadora.
O LIDE quis saber dos empresários se eles concordam que Romeu Zema deve sair candidato: 98% disseram que sim.
Leia também:
“De que adianta ter uma empresa boa na Venezuela?”, questiona Zema na FIEPE
Secretário diz que Arco Metropolitano é prioridade na gestão de Raquel Lyra
Geração alternativa de energia só alcança 25% das pequenas indústrias
Alagoas adota tecnologia inovadora para piscicultura familiar
Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,9% para 5,96%