O Carnaval de 2023 atrair 46 milhões de foliões em todo país, conforme previsão do Ministério do Turismo. Embora a festa movimente muito o segmento do Turismo, os reflexos sobre os setores de Comércio e Serviços são amplos. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê uma movimentação de R$ 8,18 bilhões com o Carnaval. Em Sergipe, de acordo com a Federação do Comércio de Sergipe (Fecomercio), o volume deve ficar em R$ 40 milhões no Estado.
Embora não tenha um carnaval tão expressivo como Pernambuco e Bahia, a realização dos tradicionais bloquinhos e festas têm atraído turistas, que aproveitam o período para desfrutar das atrações sergipanas na capital e o interior.
Comércio com foco em beleza
Nas lojas especializadas em maquiagem, a diversidade de produtos é grande e vai de cílios e unhas postiças a sombras metalizadas, glitter e pedrinhas para o rosto. Já a diversidade de laços e tiaras infantis, chokers, bolsas e outros itens para compor o look têm atraído os consumidores às operações de bijuterias e acessórios. E nos salões e centros de estética, os dias que antecedem o Carnaval têm sido dedicados aos cuidados com o cabelo, à beleza das unhas, ao design das sobrancelhas e à depilação.
No comércio de Aracaju, cresceu a busca por peças de vestuário e acessórios coloridos, aviamentos e serviços de beleza. “A procura por nossos tops temáticos, roupas com paetês e peças com cores intensas tem sido grande nesses dias”, afirma Vitória dos Santos, consultora da loja colaborativa Gambiarra, localizada no RioMar Shopping. E a expectativa é que, nos próximos dias, essa movimentação seja ainda mais intensa nos shoppings Jardins e RioMar Aracaju.
Os viajantes também estão movimentando os armarinhos. A aposentada, Adriana Almeida, vai curtir a festa no Litoral Sul do Estado e já programou o look completo para a folia. “No Carnaval não pode faltar aquele brilho pra gente fazer bonito. Eu mesma vim logo comprar alguns itens de customização para não deixar para última hora”, relatou.
A diversidade de produtos é grande nestes estabelecimentos e vai desde acessórios prontos a pedraria e aviamentos, mas os serviços de customização e reforma também seguem em alta. “A realização de bloquinhos na cidade têm ampliado a demanda por customização de camisas e roupas em geral. A venda das tiaras que a gente mesmo confecciona também tem sido grande, além da procura por reforma de roupas, especialmente por quem vai viajar. E quem prefere fazer a personalização com as próprias mãos, vem comprar aviamentos e pedrarias. Inclusive, muita gente que não vai passar o carnaval em Aracaju tem vindo comprar os aviamentos e acessórios para levar”, comemora Maiara Matos, gerente do Ranetti Armarinho.
Comodidade
A folia momesca também está aquecendo as vendas nas plataformas online dos shoppings Jardins e RioMar. Na semana passada, os superapps registraram um crescimento médio de 31% no número de pedidos, em comparação com a semana anterior, com destaque à venda de produtos em geral, que tem se equipado à de refeições (tradicionalmente, superior).
São opção para aqueles que não têm tempo para ir aos shoppings ou prefere fazer as compras do conforto de casa. Juntas, as ferramentas reúnem mais de 30 mil itens e atendem a todos os bairros de Aracaju e algumas regiões de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.
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