A instalação do frigorífico da Masterboi em Canhotinho tem colocado Pernambuco no mapa dos eventos da agropecuária. Depois de abrir a temporada nacional do Circuito BB Agro e sediar pela primeira vez este evento, em janeiro passado, o estado vai receber também pala primeira vez o Circuito Nelore de Qualidade.
O evento é promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), desde 1999. A etapa pernambucana será no próximo dia 6 de dezembro, no próprio frigorífico da Masterboi. Esse aquecimento da agropecuária local pode ser atribuído à Masterboi.
Em quatro meses de operação, o abate diário no frigorífico de Canhotinho já alcança 250 cabeças e quase 300 pessoas foram contratadas, superando a meta de inicial de gerar 200 vagas de trabalho diretas no primeiro ano. Além disso, o preço das terras na região teve valorização de 100% e os negócios de genética animal, veterinária, inseminação artificial, por exemplo, aqueceram. Produtores de estados como Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Norte já enviam seus rebanhos para abate em terras pernambucanas.
Inaugurada em agosto passado, a planta industrial é a única do Nordeste a atender o padrão exigido pela ACNB para o abate técnico e a avaliação das carcaças. Os animais serão avaliados por peso e características físicas das peças mais procuradas pelos consumidores como a picanha e o filé mignon.
A proposta do Circuito Nelore é desenvolver a melhoria genética da raça nelore, a mais procurada no Brasil por sua rusticidade, adaptabilidade e habilidade materna, ou seja, a capacidade das fêmeas de parir sem ajuda e a do bezerro de ficar de pé, mamar e acompanhar a mãe logo depois que nasce.
Para participar, os criadores precisam estar cadastrados como fornecedores da Masterboi e trazer animais que tenham pelo menos 75% de sangue nelore. Será preciso ainda apresentar o CAR, a ficha sanitária dos animais, além de dados pessoais e bancários do proprietário para efetivar a inscrição até esta sexta-feira (02).