Por Kleber Nunes
A rede hoteleira das três principais cidades da Região Metropolitana de Pernambuco – Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes – atingiram juntas a taxa média de 90% de ocupação para o período desta semana. A ótima movimentação nas hospedagens, nesse início de alta temporada no estado, é reflexo da ABAV Expo, principal feira do turismo nacional, promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV).
De acordo com a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur), um levantamento feito pela Unidade de Pesquisa da pasta e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) revela que na capital e em Olinda a taxa de ocupação dos hotéis é de 92%. Nas duas cidades, a permanência média é de três dias, mesmo período da ABAV Expo que começa nesta quarta (21) e segue até sexta (23).
Em Jaboatão dos Guararapes, a rede hoteleira está com 81% das vagas ocupadas pelos turistas interessados em conhecer as novidades do setor de turismo e fazer negócios com operadores do trade que atuam no Brasil e em outros países.
O estudo da Setur e da Empetur também identificou os principais estados de origem dos turistas que estão no estado para participar da ABAV Expo. Segundo os dados, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo formam o pódio. A lista é seguida por Rio Grande do Sul, Petrolina (PE), João Pessoa, Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (BA), Alagoas e Natal (RN).
Já entre os emissores estrangeiros, destacam-se a Itália, Holanda e os Estados Unidos.
Na ABAV Expo de 2021, realizada em outubro na cidade de Fortaleza, ainda em um período delicado da pandemia da Covid-19, os visitantes gastaram um ticket médio, por dia, de R$ 693,26, gerando um impacto na cadeia do turismo estimado em R$ 7,1 milhões. A expectativa da presidente nacional da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Magda Nassar, é de que a 59ª edição supere os números do ano passado.
“Aquele foi um ano atípico por causa da pandemia, mas com números importantes que marcaram a retomada dos eventos do turismo em todo o Brasil. Aqui em Pernambuco os números de pré-inscrição dos visitantes da ABAV Expo já nos indicam que as expectativas serão superadas e esta edição ficará para a história”, afirmou Magda Nassar, em coletiva de imprensa realizada na terça (20).
Leia também: