Um dos principais programas de inovação aberta do Brasil, o CESAR Summer Job, está com inscrições abertas até o dia 12 de maio para candidatos de todo Brasil. Com treinamentos e mentorias de pessoas colaboradoras do CESAR, o programa instiga estudantes de graduação a propor soluções para desafios de inovação de grandes empresas patrocinadoras. O CESAR é um dos mais renomados centros de inovação do Brasil e tem sede em Recife.
Nesta edição, o formato será 100% online. O processo seletivo ocorre entre 18 de maio e 06 de junho. Como parte deste processo seletivo, os estudantes realizam um curso gratuito em inovação e empreendedorismo – sendo que a sua performance no curso já conta como a primeira etapa de seleção do programa. O CESAR Summer Job tem duração de 6 semanas, começando em 04 de julho e terminando em 12 de agosto.
Todas as pessoas selecionadas ganham um certificado de participação e uma ajuda de custo no valor de R$2 mil. Podem participar do programa estudantes de qualquer curso, mas 50% das vagas são destinadas a estudantes de cursos relacionados a Computação e Design. Um dos requisitos para se candidatar ao CESAR Summer Job é estar cursando a partir do 4º período
Primeira década
O CESAR Summer está completando dez anos e nessa década de atuação, a iniciativa contou com 16 edições realizadas, além da adesão de mais de 577 estudantes de todos os estados do País e de oito nações, que puderam ajudar mais de 50 empresas patrocinadoras.
“Há uma década nós podemos observar o CESAR Summer Job oferecendo experiência prática a estudantes, que, em um grande ambiente de experimentação, podem exercer suas competências e resolver questões de inovação das empresas”, diz Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.
“Um dos principais pontos positivos do Programa é o fator ‘realidade’ que ele traz: são cases e dificuldades pelas quais, de fato, as empresas estão passando. E, claro, para ajudá-las a solucionar essas questões, as propostas e o trabalho como um todo dependem de soluções realistas e que contem com direcionamentos aceitos pelo mercado”, acrescenta o CEO.
“Vale dizer que as empresas patrocinadoras, além de receberem a solução para o problema, também se beneficiam pela geração de protótipos que poderão ser implementados futuramente e virarem produtos a serem comercializados. Nestes dez anos mais de 50 propostas de soluções foram desenvolvidas”, comenta Peixoto.
Para empresas que desejam explorar mais a inovação aberta, aproximar-se de ecossistemas de inovação, conceber soluções para problemas do dia a dia e até encontrar jovens talentos, o CESAR Summer Job se mostra uma excelente oportunidade. Segundo Guilherme Aguiar, head de inovação da OMNI, uma das empresas patrocinadoras do programa: “Em poucas semanas, com a participação de estudantes universitários, conseguimos lançar a semente do que seria nossa plataforma B2C. Fomos entender o que o nosso cliente estava querendo. Foi uma experiência ótima e os resultados foram muito bons”.
As cotas de patrocínio para a próxima edição do programa já estão disponíveis, basta clicar e acessar o link.
As inscrições para o CESAR Summer Job podem ser feitas aqui: http://summerjob.cesar.org.br
Leia também: ABA e governo americano oferecem bolsas de inglês a professores da rede pública