O arrefecimento da pandemia e as experiências vividas nos últimos anos por empresas e colaboradores têm impulsionado mudanças na forma de trabalho e nos ambientes coorporativos. Ao que parece, os modelos de trabalho pré-pandemia, em muitas situações e atividades, provavelmente ficarão no passado.
Neste 1º de Maio, quando se comemora mundialmente o Dia do Trabalho, ninguém sabe ao certo como o ambiente de trabalho vai evoluir após a pandemia da covid-19, mas as empresas tentam, ao seu modo, se adaptar a uma nova realidade onde o modelo híbrido vem ganhado espaço, no retorno aos encontros presenciais.
Um levantamento feito pela Microsoft sobre tendências de trabalho para 2022 indicou que 58% dos colaboradores brasileiros consideram adotar o formato híbrido ou remoto. A saúde, o bem-estar e a flexibilidade são algumas das explicações pela preferência. Outra recente pesquisa realizada pela WeWork sobre os modelos de trabalho na América Latina, também indica que 81% da força de trabalho quer o regime híbrido.
O aumento da produtividade e equilíbrio da vida pessoal e profissional ajudam a entender as preferências. Um estudo feito pela Harvard Business School durante a pandemia indica que um ou dois dias de trabalho presencial é o ideal para o formato híbrido.
Atenta a essa tendência, a Natura &Co América Latina retomou o trabalho presencial em seus escritórios, de forma gradual, em abril de 2022, e decidiu implementar uma proposta que abraça todas as transformações que o mercado de trabalho vive no mundo, sem deixar de valorizar a força e proximidade das relações.
Para fazer essa transição e planejar o retorno aos escritórios, estimulando que todos os seus colaboradores experimentem uma melhor maneira de atuar, Natura &Co lançou na América Latina o Projeto Ressignifica, uma evolução das jornadas de trabalho, que privilegia o significado dos momentos de encontro e reencontro, o uso dos espaços físicos e as dinâmicas de atuação on-line e remota.
O projeto multidisciplinar considera os três formatos para a vivência dos colaboradores: remoto, híbrido e presencial. O formato presencial é adotado por aqueles que dependem de estruturas físicas para realizar seu trabalho diário, como membros de times de inovação, que usam laboratórios. O formato remoto, com idas excepcionais aos escritórios, está focado em pessoas que atuam em áreas que se adaptam muito bem à atuação 100% on-line, como profissionais de tecnologia da informação.
O formato predominante para os times administrativos de Natura &Co será o híbrido, em que os colaboradores poderão ir até oito dias por mês aos escritórios, com flexibilidade para escolher essas datas, e atuarão remotamente no resto do período. Esses oito dias não precisam ser cumpridos sempre no mesmo local: colaboradores que adotaram o formato híbrido podem, por exemplo, frequentar escritórios em locais diferentes da cidade em que foram contratados, caso estejam em trânsito.
Essa inovação aproveita o perfil global da atuação de Natura &Co, permitindo que sejam usadas as instalações de qualquer uma das empresas do grupo – Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.
De acordo com o vice-presidente de Pessoas, Cultura e Organização de Natura &Co América Latina, Flávio Pesiguelo, o Projeto Ressignifica é um convite a construir coletivamente o futuro do trabalho. “Acreditamos que o momento atual demanda transformação, mas não abrimos mão de cultivar as relações e a interação presencial, sempre com os cuidados que a pandemia exige para nos mantermos seguros. Temos certeza de que nossos encontros são potentes e indispensáveis para construir essa cultura, em que cada pessoa tem a liberdade de ser quem é. Sabemos que novos tempos demandam novas formas de trabalho, e estamos a postos para construir essa jornada juntos”, diz.
Escritório conta com mesas coletivas
Para receber o time em um novo momento, empresas investem em novos ambientes, dando preferência a espaço que permitam uma convivência mais interativa. Na Oficina Consultoria, em Brasília, desde o início da pandemia as atenções se voltaram para uma nova forma de uso do espaço de trabalho. Miriam Moura, diretora de Curadoria, Conteúdo e Novos Produtos, ficou encarregada de pesquisar no cenário internacional as principais mudanças.
Durante sua pesquisa, a diretora identificou que há um desejo por espaços de trabalho que mesclem o conforto do lar com as ferramentas do escritório e a conversa no café. “Não existe mais fronteiras, divisões, departamentos da minha vida pessoal, da minha vida profissional. Hoje as coisas são fluidas e essa é a gênese desse conceito. Por isso esse novo formato tem essa força, esse potencial. É um ambiente em que a pessoa quer ficar mais um tempo, convivendo e aprendendo, é muito gostoso”, afirmou a diretora.
Com o desejo de criar um espaço de trabalho mais acolhedor, a Oficina foi além das tendências internacionais e fez uma série de pesquisas com seus colaboradores para preparar o novo ambiente.
A partir das respostas obtidas nas pesquisas internas, criou-se espaços de convivências e adotou-se mesas coletivas para os colaboradores. O tradicional cafezinho ganhou um espaço de destaque no novo escritório. Para a construção do Café Oficina, a empresa contou com a parceria do especialista Antonello Monardo, que ministrou curso de barista para dois colaboradores da Oficina. O escritório conta com maquinário e grãos especiais que podem ser degustados durante eventos, reuniões e momentos especiais de descontração entre time, clientes, fornecedores, parceiros e demais convidados.
“O futuro do trabalho é fundamentado em cocriação. Por isso, é importante que as pessoas estejam juntas em momentos específicos para trocar, agregar e experimentar um novo conceito”, afirmou Patrícia Marins, sócia-diretora da Oficina Consultoria.