
A governadora Raquel Lyra iniciou, nesta terça-feira (11), a participação de Pernambuco na COP30, em Belém do Pará, apresentando ações estaduais voltadas à transição energética e ao enfrentamento das mudanças climáticas. A gestora expôs os cinco eixos que orientam a política climática local, que reúne mais de 90 iniciativas distribuídas por várias áreas do governo.
“A COP30 nos dá a oportunidade de falar para o Brasil e o mundo sobre as soluções que Pernambuco tem desenvolvido para ajudar a combater as mudanças climáticas. Mas tão importante quanto isso é garantir que a transição energética e o enfrentamento às mudanças climáticas estejam conectados à geração de oportunidades, pois de nada adianta falarmos de economia verde sem que isso esteja relacionado com a possibilidade de desenvolvimento do nosso chão. A justiça social precisa estar presente em qualquer decisão que fale sobre nova economia”, declarou a governadora Raquel Lyra.
No primeiro compromisso do dia, a chefe do Executivo participou do painel “Oportunidades de Powershoring no Nordeste brasileiro”, que discutiu como acelerar investimentos sustentáveis na região. Powershoring é a estratégia de atrair empresas intensivas em energia para locais com matriz limpa, conectando competitividade industrial à redução de emissões. Neste contexto, Pernambuco se posiciona como polo regional da transição energética justa.
Combustíveis sustentáveis
Durante o painel, Raquel Lyra detalhou ações voltadas à industrialização de baixo carbono, com destaque para o processo de consolidação do Porto de Suape como hub de combustíveis sustentáveis, incluindo projetos voltados ao hidrogênio de baixa emissão e ao amoníaco verde, insumos demandados por cadeias globais de logística.
A gestora citou ainda a ampliação da distribuição de gás natural no polo gesseiro do Araripe, que antes dependia integralmente da lenha da Caatinga para alimentar fornos industriais. A substituição por gás natural é considerada etapa intermediária da transição energética por reduzir emissões em comparação ao uso de biomassa nativa.
Soluções para o setor marítimo
À tarde, após participar da inauguração do Espaço Nordeste do Consórcio Nordeste, a governadora integrou o “Painel de Alto Nível sobre Soluções Verdes no Transporte Marítimo Internacional”, ao lado da rainha da Dinamarca, Maria Donaldson, e de representantes da European Energy e da AP Moller-Maersk, uma das maiores companhias de navegação do mundo.
No encontro, a gestora reafirmou o compromisso estadual com a transição de combustíveis no setor marítimo, área pressionada por acordos internacionais de descarbonização, e debateu o futuro dos portos sustentáveis dentro das novas exigências de logística global.
Ainda nesta terça-feira, Raquel Lyra formalizou um Acordo de Cooperação Técnica entre o Estado e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), organização filantrópica dedicada ao enfrentamento das mudanças climáticas. Segundo o termo assinado, o objetivo é a execução de ações nas áreas de desenvolvimento sustentável, transição energética justa, atração de investimentos, diplomacia climática e captação de recursos filantrópicos para projetos prioritários do governo.
Estrutura climática de Pernambuco
A presença de Pernambuco na COP30 se conecta à construção de uma carteira de projetos estruturada em cinco eixos:
- Financiamento climático
- Transição energética
- Reflorestamento
- Adaptação climática
- Economia circular
Essas iniciativas buscam respostas aos desafios territoriais e atendem a demandas globais de transição ecológica, com foco em mitigação, adaptação e desenvolvimento econômico conectado à nova indústria de baixo carbono.
Veja também:
COP30: Raquel Lyra e João Campos reforçam compromissos climáticos










