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De olho no turista nordestino, Europamundo terá base no Recife

Operadora com sede em Madri, Europamundo mira o crescimento do turismo internacional na região, bem como a demanda dos nordestinos por roteiros personalizados no exterior
Paulo Goethe
Paulo Goethe
De Recife paulo.goethe@movimentoeconomico.com.br
Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo
Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo, destaca que os brasileiros, nordestinos incluídos, representam entre 16% e 20% dos clientes da operadora. Foto: Cadu Nickel/Divulgação

A Europamundo Vacaciones, operadora espanhola especializada em circuitos internacionais, vai inaugurar uma base comercial em Recife para atender exclusivamente às operadoras do Nordeste brasileiro. A operação, prevista para iniciar no primeiro quadrimestre de 2025, faz parte da estratégia da companhia de descentralizar sua atuação no país e acompanhar o crescimento da demanda turística na região.

A informação foi dada com exclusividade ao Movimento Econômico por Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo, durante a 17ª Convenção Schultz, realizada em Curitiba. “Estamos abrindo uma posição comercial nova no Nordeste. Igual ao que temos no Sul e no Centro, agora buscamos um profissional que conheça bem o mercado nordestino”, afirmou. A nova base funcionará em modelo home office, com sede na capital pernambucana.

A 17ª Convenção Schultz reuniu cerca de 450 agentes de viagens de 145 cidades de todas as cinco regiões do país. O presidente da Schultz, Aroldo Schultz, ressaltou a força dessa aliança e sua contribuição para o fortalecimento do turismo internacional no Brasil, especialmente com a ampliação de produtos voltados para o público brasileiro em destinos como Japão, Coreia e Europa regionalizada.

A participação de Alejandro no evento também reforçou a aliança estratégica entre Europamundo e a Schultz Operadora, que atua como distribuidora oficial dos produtos da empresa espanhola no Brasil. A parceria foi destacada como essencial para a consolidação da Europamundo no mercado brasileiro, especialmente na difusão de roteiros com saídas garantidas e atendimento em português.

“A Schultz tem papel fundamental na nossa presença no Brasil. Não viemos aqui apenas para ver clientes, mas para reafirmar o nosso compromisso com parceiros que nos acompanham há anos. A conexão com o mercado passa por esses laços de confiança”, ressaltou Alejandro.

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Crescimento do Nordeste e infraestrutura em Recife impulsionam decisão

A decisão de ampliar a operação no Nordeste está diretamente ligada à evolução da demanda e ao fortalecimento da infraestrutura turística da região. Dados do Ministério do Turismo apontam que os estados nordestinos receberam 95.075 turistas estrangeiros apenas em janeiro e fevereiro de 2025, um aumento de 53% em relação ao mesmo período do ano anterior. Recife tem se consolidado como um hub regional, com maior conectividade aérea internacional e investimentos em hotelaria.

A região também vem recuperando sua malha aérea internacional no pós-pandemia, com a retomada e inauguração de voos diretos para a Europa saindo das principais capitais nordestinas. A Azul opera a rota Recife–Porto, em Portugal; a Iberia retomou o voo Salvador–Madri; e a Air France mantém ligações entre Fortaleza e Paris. Essa reativação de rotas facilita o acesso dos nordestinos a destinos europeus, contribuindo para o crescimento da demanda por circuitos internacionais.

Brasil segue como prioridade na América Latina

Alejandro destacou que o Brasil é um dos principais mercados da Europamundo na América Latina, mantendo posição de liderança entre os três países que mais emitem passageiros para os roteiros da empresa. “O Brasil é estrutural para a Europamundo. A importância é absoluta. Temos volume constante, e por isso todos os nossos roteiros têm saídas garantidas e guia em português”, afirmou.

Segundo ele, a adaptação dos produtos ao perfil do turista brasileiro tem sido constante, com aumento de roteiros traduzidos e circuitos mais longos. “O brasileiro gosta de viajar, de pagar um pouco mais por conforto, e nós nos adaptamos completamente a isso”, reforçou.

Europamundo 17ª Convenção Schultz Curitiba
Agentes de turismo de todo o Brasil puderam ver, na 17ª Convenção Schultz, realizada em Cuuritiba, a apresentação de novos roteiros no Brasil e no mundo. Foto: Cadu Nickel/Divulgação

Tecnologia como ferramenta de qualificação da experiência

Durante a convenção, o executivo detalhou avanços tecnológicos implementados pela Europamundo. Um dos destaques é o sistema de compra automática de ingressos para atrações turísticas incluídas nos pacotes. “No momento da venda, nosso sistema já adquire os acessos em nome do passageiro. Isso evita frustrações com monumentos esgotados”, explicou.

Outra inovação apresentada foi o aplicativo da Europamundo, que se transforma em um assistente de viagem para o passageiro. O sistema permite contato com o guia, informações de hospedagem, agenda de visitas e atendimento em tempo real. “É uma forma de melhorar a experiência do cliente e antecipar problemas”, disse Alejandro.

A empresa também incorporou um sistema de avaliação com questionário enviado no meio da viagem. Caso o passageiro manifeste insatisfação, o setor de atendimento é acionado imediatamente. “É um mecanismo de resposta rápida para manter a qualidade do serviço”, afirmou.

Roteiros regionais, “slow travel” e foco na Ásia impulsionam expansão

Alejandro também destacou mudanças no portfólio da empresa. Segundo ele, os circuitos tradicionais como “Europa Econômica” ainda existem, mas hoje a maioria dos produtos são regionais, com menor deslocamento e mais tempo de permanência em cada destino.

Entre os exemplos estão roteiros de oito dias apenas no sul da Espanha, nove dias na Inglaterra ou dez na Alemanha e Polônia. A operadora lançou ainda a linha “Slow Travel”, com mais de 100 circuitos voltados a turistas que desejam viagens mais tranquilas, com foco cultural, gastronômico e de imersão.

A Europamundo também ampliou sua atuação na Ásia, com cerca de 200 roteiros com saídas garantidas. Só na Coreia do Sul, foram lançados nove novos produtos, incluindo experiências como visitas a templos e vilas tradicionais. No Japão, a empresa incluiu rotas por regiões menos conhecidas como Kanazawa e aldeias históricas. Já na China, novidades incluem a “Rota da Seda”, o Tibete e roteiros inspirados nos cenários do filme Avatar.

Sobre a Europamundo

Criada há mais de 25 anos, a Europamundo Vacaciones (EMV) é líder global em circuitos rodoviários pela Europa e detentora de roteiros exclusivos em diversos países, incluindo Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, Índia, Japão, Turquia, Egito, Jordânia, Marrocos, Israel e Arábia Saudita.

Com sede em Madri, na Espanha, onde conta com 140 funcionários, a empresa atua com representantes nos principais países das Américas, África e Ásia. Seus quase 200 guias conduzem entre 180 mil e 200 mil passageiros por ano, em mais de 1.000 circuitos diferentes. O Brasil representa atualmente entre 16% e 20% do mercado global da Europamundo.

Movimento Econômico participou da 17ª Convenção da Schultz Operadora de Turismo como um dos veículos de comunicação convidados a conhecer, em primeira mão, as tendências e lançamentos do setor.

Leia mais: Paraná se posiciona como “rival” do Nordeste no turismo interno

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