Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Brasil é 1º do mundo em turismo de aventura: confira 6 roteiros no NE

Eleito em uma pesquisa com quase 17 mil pessoas pelo mundo, o Brasil foi o 1º na categoria turismo de aventura e ficou em 30º no ranking geral. O NE tem destinos muito procurados
Turismo de aventura Embratur
O Brasil aparece como principal destino do turismo de aventura do mundo, à frente de países como Itália, Grécia, Espanha e Tailândia, nessa ordem. Foto: Embratur/Divulgação

Pela décima vez consecutiva o Brasil foi coroado – pelo portal US News & World Report em parceria com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia – como o melhor país do mundo para o turismo de aventura. O Nordeste se destaca nessa categoria e tem diversos pontos para aventura em todos os seus nove estados.

A pesquisa de 2024 ranqueou 89 países os melhores em 10 categorias e teve a participação de mais de 17 mil pessoas de 36 países para votação. O Brasil ficou em 30º lugar no ranking geral, descendo duas posições em relação a posição do ano passado, entretanto ainda é o país da América Latina mais bem posicionado.

O país se destacou em outras subcategorias além do turismo aventureiro, se encontrou em 11º em influência cultural (moda e entretenimento); 12º em Mudanças (países com economias de alto potencial); e 12º em Herança (valoriza a história rica em cultura e geografia).

De acordo com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou que o Brasil como líder em turismo de aventura é um elemento fundamental no plano de revitalização nacional. “Esse é mais um exemplo de que o Brasil voltou. Somos reconhecidos internacionalmente como o país mais desejado para praticar o turismo de aventura. E, em todas as iniciativas da Embratur, reforçamos que o turismo de aventura no Brasil dialoga com outros segmentos, que transformam o turismo enquanto atividade econômica sustentável. Além disso, somos referência em relação à segurança na prática do turismo de aventura”.

TURISMO DE AVENTURA NO NORDESTE

Rota das Emoções Ceará Camocim Turismo de Aventura Nordeste
Foto: Rota das Emoções/Divulgação

Rota das Emoções

No Nordeste brasileiro existem diversos destinos e programas com foco aventureiro. Um dos mais conhecidos é a “Rota das Emoções”, que interliga Ceará, Piauí e Maranhão. Batizada em 2005, a rota combina três destinos paradisíacos, os Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara, e pode ser feita utilizando diversas combinações de meios de transporte, como carros e barcos.

- Publicidade -
Vale do Catimbau Buíque   Pernambuco Turismo de Aventura Nordeste
Foto: Prefeitura de Buíque/Divulgação

Vale do Catimbau

Em Pernambuco, um local que se destaca é o Vale do Catimbau, que abriga o Parque Nacional do Catimbau, um complexo de mais de 62 mil hectares de serras e rochas. O ambiente localizado no Sertão do estado é repleto de sítios arqueológicos, cemitérios históricos e pinturas rupestres com mais de seis mil anos, além de diversas trilhas, que vão das mais íngremes às mais leves.

Piranhas Alagoas Turismo de Aventura Nordeste
Foto: Prefeitura de Piranhas/Divulgação

Piranhas

No estado de Alagoas as atividades aventureiras de Piranhas se destacam, que passam por diversas trilhas e programas no rio São Francisco. As principais trilhas da região são a do Cânion do Xingó – que é o 5º maior do mundo, onde é possível praticar atividades como rapel, caiaque e stand-up paddle – e a trilha da caatinga, conhecida como Rota do Cangaço – que passam pela Grota do Angico, palco da captura e morte de Lampião e seu bando, e conta muito da cultura cangaceira . Já no Rio São Francisco podem ser feitos passeios de barco, canoa ou descer de rafting. Também existe o rapel nas formações rochosas para uma experiência verdadeiramente aventureira.

Serra da Capivara Piauí Turismo de Aventura Nordeste
Foto: MTur Destinos/Divulgação

Serra da Capivara

A Serra da Capivara, no Piauí, tem uma área de 130 mil hectares e é reconhecida por ter a maior concentração de pinturas rupestres, feitas há cerca de 60 mil anos, do continente americano e umas das maiores do mundo. Dentro da serra existem 30 sítios arqueológicos que podem ser visitados, com possibilidade da prática de rapel, montanhismo, tirolesa, travessias e cicloturismo, tudo isso proporcionando a visualização da vasta fauna e flora nativa com mais de 280 espécies de animais e mais de mil espécies de plantas.

Chapada Diamantina Nordeste Turismo de Aventura
Foto: TV Brasil/Divulgação

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina, na Bahia, é o parque natural mais conhecido brasileiros segundo pesquisa realizada pelo Instituto Semeia e traz, além de lindas paisagens, a oportunidade para praticar diversas atividades de aventuras e radicais. Além de trilhas e caminhadas, a chapada é utilizada para a prática de mountain biking, montanhismo, escalada, rapel, tirolesa e muitos outros. Há também a chance de nadar nas águas cristalinas da Pratinha e no Poço Azul.

Lençóis Maranhenses Unesco turismo de aventura Nordeste
Foto: MTur/Divulgação

Lençóis Maranhenses

Os lençóis, localizados no Maranhão, que foram reconhecidos este ano como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, além de fazerem parte da Rota das Emoções, têm diversas atividades próprias. Trilhas e caminhadas pelas dunas são muito procuradas na região. Também é possível fazer diversos tours de 4X4, quadriciclo ou até a cavalo para admirar as paisagens. Além disso, existem excursões para visitar e tomar banho nos lagos límpidos que podem ser encontrados entre os lençóis.

Leia mais: Depois do Recife, Salvador terá voo direto para Porto em Portugal

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -