Duas capitais nordestinas terão um novo voo disponível para a cidade do Porto, em Portugal. Recife e Salvador são as duas cidades que firmaram acordos este ano para terem a disponibilidade de um voo de ligação direta à cidade portuguesa. Essa opção de viagem deve aumentar o turismo de portugueses e de espanhóis nos dois estados.
O acordo feito pelo governo baiano com a TAP Air Portugal foi assinado na quinta-feira (5) e tem como principal intenção o crescimento do mercado turístico da Bahia. “O protocolo da nova rota Porto-Salvador vai impulsionar o turismo, atrair mais visitantes europeus e gerar mais oportunidades para a nossa gente. Um avanço que beneficia não só o turismo, mas toda a economia baiana”, destacou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, durante o ato de assinatura.
A capital baiana já tinha disponível voos diretos para as capitais de Portugal e Espanha, Lisboa e Madri, o que já faz com que o estado seja um dos mais procurados pelos turistas desses países quando vêm ao Nordeste. De acordo com dados da Embratur, Portugal foi o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Nordeste com chegada pela Bahia nos últimos sete meses. Foram 8.576 visitantes, com crescimento de 11,65% em relação a 2023.
Com a adição de mais uma conexão ibérica, os números de turistas do norte de Portugal e do Noroeste espanhol deve aumentar, como falou o CEO da TAP, Luís Rodrigues. “O Norte de Portugal tem enorme interesse pelo Nordeste do Brasil e, em particular, pela Bahia. E essa região está ligada ao Norte da Espanha também, que não tem nenhum grande aeroporto internacional. Portanto há muitos galegos que voam por Porto, e a Galícia tem uma significativa presença na Bahia. Temos aí toda uma área de atração, que, para nós, é fantástica.”
Agora, serão iniciados estudos para analisar a demanda e necessidades dos dois países para a partir disso poder iniciar os voos, explicou o secretário do turismo, Maurício Bacellar.
Porto via Recife
Enquanto isso, Recife fez uma parceria com a Azul em abril deste ano, e terá seus primeiros voos para a cidade lusitana em dezembro deste ano. No momento do anúncio, o prefeito João Campos destacou: “A nossa cidade passa a ser a única capital brasileira do Nordeste a ter um voo de companhia nacional direto para a Europa. Que a gente possa consolidar a aviação como instrumento de gerar emprego, desenvolvimento econômico e fortalecer a nossa cidade”.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho avaliou a importância dessa via direta para o estado de Pernambuco, “Isso vai estimular muito o turismo de Pernambuco, do Nordeste. Há uma demanda grande, porque além de Recife, será um hub também desse voo, porque muita gente pode sair de outros destinos para ir direto para o Porto”.
Leia mais: Voa Brasil tem mais de 500 opções de trechos para todo o país