Pernambuco ganhará mais um destino internacional. A governadora Raquel Lyra e o CEO da Latam, Jerome Cadier, anunciaram um voo semanal partindo do Recife para Santiago, capital do Chile. Além disso, também foi comunicada uma nova ligação entre o Aeroporto de Guarulhos (SP) para a Ilha de Fernando de Noronha.
No próximo dia 30 de novembro, a Latam começará a operar a rota Santiago-Recife com um voo semanal a bordo de aeronaves Airbus A320neo com capacidade para 174 passageiros (162 em cabine Economy e 12 em Premium Economy). O voo Recife-Santiago terá 6h30 de duração em média e decolará às 15h15 (hora Brasil) aos sábados, mas que ainda podem ser alterados.
Já o voo que ligará a capital chilena ao Recife partirá às 23h50 (no horário de Santiago) também no mesmo dia. Até o fim do ano, o Estado terá voos diretos para seis países, totalizando oito rotas internacionais.
“Tenho certeza de que será muito interessante tanto para os pernambucanos, como para os chilenos, que por meio de um voo direto, vão poder desfrutar de tudo de rico que Pernambuco tem a oferecer, tanto na história, quanto nas belezas naturais. Estamos muito felizes com essa conquista”, celebrou o secretário de Turismo e Lazer, Paulo Nery.
Pernambuco terá oito rotas internacionais
Atualmente, Pernambuco tem voos diretos para quatro países: Portugal, Uruguai, Argentina e Estados Unidos. O Chile será o 5° país conectado ao Aeroporto dos Guararapes. Em dezembro, o Recife terá uma rota para Assunção, no Paraguai, operada pela Azul. O Estado contará, a partir de dezembro, com oito rotas internacionais, a partir do Aeroporto Internacional do Recife: Buenos Aires, Montevideo, Lisboa, Porto, Orlando, Fort Lauderdale, Assunção e Santiago.
“A parceria com a Latam representa mais um passo em direção à nossa meta, de garantir a ampliação da conexão de Pernambuco com outros mercados. O acordo fortalece o nosso turismo e aquece a nossa economia, garantindo condições para que, cada vez mais, o Estado receba um número maior de visitantes”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
“A LATAM está aproximando o mundo do Recife e de Fernando de Noronha, porque investir em Pernambuco é investir no turismo do Brasil. Esse é mais um capítulo do nosso compromisso com o crescimento da aviação brasileira. Nenhuma outra empresa aérea investiu tanto neste país nos três últimos anos”, analisa Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
A rota Guarulhos (SP)-Fernando de Noronha começa a operar no dia 1º de novembro, com voos diários a bordo de aeronaves Airbus A319 (capacidade para 126 passageiros em cabine Economy e 12 passageiros em cabine Premium Economy).
O voo terá 3h50 de duração e se trata da primeira operação da Latam no arquipélago. Esses novos voos têm o objetivo de trazer turistas internacionais para os atrativos e destinos pernambucanos.
O presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, afirmou que estas novas rotas poderão conectar ainda mais voos para o Estado. “A nova parceria com a Latam vai facilitar as conexões do Brasil com Pernambuco. Neste primeiro momento, iremos conectar nossa capital com Santiago e muito em breve também entra em operação o voo de Guarulhos para Fernando de Noronha, trazendo mais turistas e movimentando a economia do nosso Estado”, pontuou.
Com potencial para movimentar 40 mil passageiros por ano, essa será a primeira operação para o arquipélago a partir do centro de conexões de São Paulo, onde a LATAM responde por 50% da operação total do aeroporto, incluindo 35% de voos internacionais. Ou seja, Noronha estará mais conectada com outros países e continentes.
Aeroporto com mais movimentação
O Aeroporto do Recife apresentou, no mês de julho, um total de 852.891 na movimentação de passageiros, o que representa um aumento de 13,12% em relação a junho. O acumulado, de janeiro a julho de 2024, foi um total de 5.297.078 passageiros em voos nacionais e 184.096 passageiros em internacionais, totalizando 5.481.174 passageiros, um aumento de 6,06% comparando com o mesmo período de 2023.
Estiveram presentes o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, a vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da Latam, Maria Elisa Curcio, e o head de assuntos públicos, Eduardo Macedo.
Veja também: