O Instituto de Tecnologia de Alagoas (Itec) deu início à discussão sobre o desenvolvimento de um aplicativo que possa ajudar a Defesa Civil a alertar os municípios e a população sempre que houver a iminência de alguma catástrofe no Estado. A ideia é que o aplicativo alerte quando houver risco às pessoas e ajude nas ações preventivas, de modo que possam ser antecipadas.
Na última terça feira, o superintendente de Prospecção, Relacionamentos e Negócios do Itec, Luiz Eugênio Barroca, o diretor de Serviços de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos, Luiz Cláudio Burgos, e o coordenador Estadual da Defesa Civil em Alagoas, coronel Moisés Melo, se reuniram, juntamente com sua respectivas equipes, para tratar do cronograma e medidas para execução do projeto.
Nessa primeira reunião ficou definido que será aberto o processo solicitando o desenvolvimento do sistema com as especificações das necessidades da Defesa Civil e como ele será emitido para a população para que a equipe do Itec inicie os trabalhos.
Catástrofes
“Estamos à disposição para colocarmos esse aplicativo ativo o quanto antes. Será um grande marco para Alagoas e o governo do Estado, porque reduziremos os perigos, principalmente causados no período da quadra chuvosa que está por vir. Precisamos que a Defesa Civil nos monitore com os dados necessários e as informações solicitadas, já que eles têm o Plano de Contingência dos municípios”, disse o superintendente Luiz Eugênio, preocupado com o risco de catástrofes.
O coronel Moisés Melo deu detalhes de como poderia ser o funcionamento do aplicativo e colocou pontos necessários para atender a população e os gestores municipais e coordenação das regiões. “Muito importante essa parceria com o Itec, porque vai levar a tecnologia que o estado já disponibiliza através da informação da Defesa Civil para aqueles que residem nas áreas de risco de todos os municípios de Alagoas. Será um grande avanço para o nosso estado, não só em casos de chuva, mas em situações que tragam riscos às pessoas. Nosso foco é a prevenção, é implementar essa visão futurista para salvar vidas pela prevenção. Se temos o mapeamento e a tecnologia disponível, vamos buscar as ferramentas para ajudar os municípios em relação à emissão de alertas sobre rotas de fuga, áreas de riscos, locais de alagamentos, entre outras situações”, concluiu o coronel Moisés Melo.
Leia também:
Depois de assumir o BNB, Paulo Câmara encontra ministros em Brasília
Lula e João Campos assinam operação de crédito entre BID e o Recife, no valor de R$ 2 Bi
Alta dos juros e veículos mais caros impedem retomada da produção
Retomada de programas e revisão de medidas marcam 100 dias de Lula
Gerenciando dados para mitigar desastres, Haxagon expande faturamento no NE
NitroVip traz professores de Harvard para curso de gestão e liderança no Recife
João Campos e ministro Jader Filho entregam habitacional do Minha Casa, Minha Vida
Alepe aprova orçamento para 2023 que autoriza Executivo remanejar R$ 5 bilhões