Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Pernambuco (Sindcfc-PE), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), está o lançamento do aplicativo CFC Legal.
Disponível nas lojas IOS e Android, a ferramenta lançada numa live na Casa do Comércio, na manhã desta segunda-feira (14), disponibilizará, gratuitamente, os principais serviços prestados pelo Detran-PE e pelas autoescolas. “Nosso objetivo é facilitar o processo de habilitação do candidato”, explica o presidente do Sindicato, Ygor Valença. O aplicativo será inicialmente lançado para todas as autoescolas de Pernambuco, sendo restrito, a partir de janeiro de 2023, apenas às associadas ao Sindcfc que estejam devidamente regularizadas junto ao Sindcfc-PE e ao Detran.
“O que muda com essa nova ferramenta é que, a partir de agora, os alunos das autoescolas de todos os municípios pernambucanos vão poder solicitar provas, participar de vídeo aulas, entregar documentação, solicitar a prova prática e, mais futuramente, solicitar até a renovação da sua carteira de motorista. Tudo isso de forma totalmente gratuita e na palma da sua mão”, explica Valença. O único serviço que não pode ser oferecido é a prova teórica, mas ainda assim ela pode ser agendada pelo app.
Foi a pandemia que ensejou o desenvolvimento dessa ferramenta. “Entendemos que é possível otimizar muita coisa do nosso dia a dia, então, porque não otimizar esse serviço tão necessário? ”, reflete Valença. Ainda segundo o presidente do Sindcfc-PE, em maio, a diretoria do Sindicato realizou encontros em várias cidades do estado, chegando a reunir 250 empresários do ramo de autoescolas de Pernambuco, para que o novo serviço fosse apresentado e todos pudessem entender as suas funcionalidades.
“Todos os participantes da rodada foram informados que o aplicativo, a partir do próximo ano, será disponibilizado apenas para os associados ao Sindcfc-PE e, assim, poderão oferecer acesso gratuito aos seus alunos”, ressalta.
“Este será um avanço significativo, principalmente para as cidades que não possuem um posto do Detran. Nestas localidades, as pessoas precisam dirigir-se até municípios vizinhos só para entregar um documento, ou mesmo solicitar uma renovação da carteira. Por isso, somos grandes entusiastas dessa novidade que promete poupar tempo e dinheiro de todos, dos mais pobres aos mais ricos”, disse o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto.