Na reportagem da série sobre os veículos produzidos no Polo Automotivo Stellantis, em Pernambuco, iniciada no sábado, trazemos hoje o Jeep Compass. A nova edição do SUV vem com o motor T270 Turbo Flex
Considerado o utilitário esportivo mais tecnológico fabricado no Brasil, ao lado de seu irmão Jeep Commander, o Novo Jeep Compass chegou ao mercado brasileiro e de outros países da América Latina ainda mais robusto, com destaque para sua performance, design, sofisticação e, claro, tecnologia. O modelo já teve mais de 300 mil unidades produzidas e comercializadas no país desde que começou a ser produzido no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, em 2016. Além do Brasil, usuários de outros 16 países também dirigem o Compass.
Quanto à performance, o trunfo do SUV é o seu novo motor T270 Turbo Flex, de maior torque e potência entre os propulsores flex fabricados em território nacional. De acordo com a fabricante, ele tem baixo consumo de combustível, que por tabela reduz as emissões de gases. Vale dizer que o Novo Compass vem com câmbio automático de seis velocidades quando acoplado ao motor Turbo Flex e de nove marchas com o propulsor Turbo Diesel TD350, que tem 170 cv de potência e 350 Nm de torque. Todas as versões Turbo Diesel do Novo Compass possuem sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e seletor de terrenos.
O SUV médio da Jeep chegou com visual sofisticado,além de mudanças no design por fora e por dentro. As novidades incluem um para-choque dianteiro com ângulo de entrada maior, novas rodas para todas as versões e faróis em Full LED. Ao entrar no carro, o usuário vai se deparar com conforto e tecnologia a bordo, como centrais multimídia de até 10,1”, console central, painel de instrumentos e mais espaço para porta-objetos.
Na parte tecnológica, o Novo Compass traz a nova central multimídia com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados, navegação embarcada de série e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio e entrada USB tipo C, a mais moderna para troca de dados multimídia. O carro também vem equipado com a Adventure Intelligence, plataforma de serviços conectados da Jeep. Na hora de carregar o celular, pode ser utilizado o sistema por indução, que vem no veículo. Basta colocá-lo apoiado na parte indicada do console central.
Para melhorar a experiência do condutor, a geração mais moderna do Compass dispõe do recurso Last Mile Navigation na Adventure Intelligence, que permite ao usuário enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo. Ele ajuda, por exemplo, em situações como definir o trajeto do estacionamento até o destino final.
Outro destaque é o Remote Start, que permite ao usuário usar dispositivos móveis ou assistentes de voz, como a Alexa, para dar a partida no motor e deixar a temperatura do carro mais agradável, por exemplo. O Novo Compass tem diversas tecnologias avançadas de assistência à direção. Não há outro veículo fabricado no Brasil com tantos recursos disponíveis de direção autônoma, como controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCW),o alerta de mudança de faixa (LDW), Park Assist e farol alto automático (AHB).
Leia também:
Conheça a nova Fiat Toro, mais moderna e inteligente e conectada
Jeep Renegade, o ícone que chegará renovado
O Novo Jeep Compass também vem com detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas através da câmera frontal do veículo e mais airbags de série: laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para os ocupantes. Uma facilidade encontrada no modelo é o porta-malas com sensor de presença, que ajuda em situações em que o motorista está com as mãos ocupadas. Basta que o condutor movimente o pé por baixo do para-choque traseiro, o sensor detecta sua presença e abre o compartimento.
O Novo Compass está disponível em nove versões, com duas possibilidades de motorização e dois câmbios em uma ampla faixa de preços, que agradam todos os públicos e bolsos.