O “Eu Capacito” é um projeto social que tem o objetivo de formar profissionais para a economia digital e é apoiado por diversas empresas da iniciativa privada. Conheça as principais tendências
O setor de tecnologia continuará atravessando um grande boom em 2022. O Guia Salarial 2022 da Robert Half, estudo que apresenta as principais tendências de recrutamento, setores em alta, habilidades técnicas e comportamentais, lançou os resultados apurados em meio ao contexto pandêmico atual.
Segundo o levantamento, 63% dos CIOs acreditam que será mais desafiador encontrar profissionais qualificados na área de tecnologia em 2022. Além disso, 32% dos CIOs citam desenvolvedores entre os três profissionais de tecnologia mais difíceis de encontrar.
As habilidades técnicas mais demandadas pelas empresas de tecnologia e startups são Java, .net, phyton, react, angular, vue.js, Javascript, HTML, Kotlin, Flutter, Swift. O relatório também aponta que 32% dos diretores de tecnologia dizem que vão abrir novas vagas em 2022.
Diante do cenário, o Eu Capacito, projeto social que tem o objetivo de formar profissionais para a economia digital e é apoiado por diversas empresas da iniciativa privada, está ofertando mais cursos de capacitação antenados às principais tendências do mercado de trabalho.
A plataforma Eu Capacito promove a capacitação profissional gratuita, focadas em habilidades de tecnologia, seja do ponto de vista conceitual, técnico (desenvolvimento) ou ferramental (manuseio para áreas de negócio), além de conhecimento em outras áreas consideradas importantes para a vida corporativa ou empreendedorismo (soft skills). Criado pelo Movimento Brasil Digital, atualmente o projeto é liderado pelo Instituto IT Mídia, organização sem fins lucrativos dedicada a projetos educacionais de impacto na área de tecnologia da informação.
“O Eu Capacito foi criado justamente para ajudar as pessoas a entrarem na economia digital, num momento em que várias profissões são afetadas pela digitalização das empresas. Nossa parceria com a FIAP apenas reforça nosso compromisso”, afirma Vitor Cavalcanti, diretor geral do Instituto IT Mídia, responsável pelo projeto
“Sobram vagas de trabalho no mercado de tecnologia, a tendência é aumentar, isto não é novidade. O mercado está carente de bons profissionais, não faltam pessoas, o que falta é qualificação. Por meio dos cursos que a FIAP oferece, você tem a oportunidade de se preparar melhor para uma vaga ou quem sabe conquistar o emprego dos sonhos“, analisa Gustavo Torrente, Head of Learning da FIAP.
No total, o Eu Capacito disponibiliza 20 cursos em parceria com a Fiap, muitos deles voltados para programação, design, marketing digital, blockchain e muito mais. Todos com certificado.
Em parceria com a Fiap, a plataforma elencou 12 cursos que serão tendência em 2022. Confira:
1.Big Data & Analytics
Neste curso de 60 horas, os interessados aprenderão a transformar dados em informações. Entre os temas abordados estão introdução aos conceitos de big data, inovação e big data, possibilidades de carreira na área, machine learning, e etc.
2.Blockchain
Em Blockchain Advanced, você aprenderá os conceitos dessa tecnologia, como é usada essa plataforma e até criar um smart contract. Carga horária: 40 horas.
3. Marketing em plataforma de Social Media
Neste curso de 60 horas, os interessados aprenderão sobre marketing de conteúdo, digital influencers, redes sociais como facebook, Pinterest, Instagram, Twitter e Linkedin até fazer gerenciamento de crise digital e monitoramento. o curso dá direito a certificado.
4. Segurança de dados
Nos últimos anos, nunca ouvimos tanto sobre vazamentos e “sequestros” de dados realizados por hackers. Neste contexto, a cibersegurança tem ganhado cada vez mais atenção das grandes empresas, o que por sua vez tem resultado em um aumento da demanda por esse tipo de profissional. Cybersecurity aborda conceitos como CyberSecurity vs. Information Security, riscos, vulnerabilidades e ameaças à segurança da informação e à continuidade de negócio, características e vulnerabilidades dos serviços, e análise de pacotes em redes TCP/IP, entre outros.
5.Cloud Computing & Data Science
O curso apresenta um novo modelo de computação que surgiu para alterar a forma como interagimos com a rede, os serviços, as aplicações e estruturas tradicionais. O usuário aprende sobre cloud, arquitetura cloud, aplicações cloud, data science, data mining, e muitas mais. Carga horária: 80 horas.
6.Java Fundamentos
O curso ensina sobre a plataforma de desenvolvimento que vem se tornando uma das mais utilizadas e aceitas no mercado. O curso aborda orientação a objetos, IDES, variáveis, conversões e Hello World, acesso ao banco de dados, estruturas de repetição, Arrays, Strings e coleções, e muito mais. Carga horária: 80
7.Python
O curso avançado tem duração de 80 horas. A linguagem Python é considerada uma das melhores para iniciantes na programação, além de ser muito poderosa. Dividido em oito capítulos, o curso ensina os principais recursos desta linguagem.
8.Customer Experience Management
O curso tem 40 horas de conteúdo e passa por temas como jornada do cliente, omnichannel, CRM e neuromarketing.
9. User Experience
O curso de UX proporciona aos interessados não apenas conteúdos introdutórios sobre o assunto como também a possibilidade de criar protótipos
10.Business Intelligence (BI)
O curso de Business Intelligence ensina a estruturar dados com modelagem dimensional e processo de ETL.
11.DevOps & Agile Culture
No mercado de trabalho atual, a necessidade de promover mudanças constantes, manter a estabilidade e aproximar o mundo de desenvolvimento e operações cresce cada vez mais. Neste curso, você aprende como adotar uma cultura ágil na sua empresa e o ciclo do DevOps.
12 Fundamentos em Linux
Também da Fiap, o curso introdutório de Linux ajuda a trazer conceitos sobre o sistema operacional, explora desde os primeiros comandos até os mais avançados. O curso tem duração de 40 horas e oferece certificado.
Saiba mais em: https://eucapacito.com.br/