Pernambuco ganhará loja de bebidas artesanais em fevereiro

A loja é uma iniciativa do Governo do Estado do PE, por meio da Adepe e contempla cadeia de cerveja, vinho, cachaça, café, licor e gin Por Waleska Saraiva Pernambuco vai ganhar uma loja de bebidas artesanais. A iniciativa é da Adepe (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), que pretende transformar o local numa vitrine […]

A loja é uma iniciativa do Governo do Estado do PE, por meio da Adepe e contempla cadeia de cerveja, vinho, cachaça, café, licor e gin

Por Waleska Saraiva

- Publicidade -

Pernambuco vai ganhar uma loja de bebidas artesanais. A iniciativa é da Adepe (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), que pretende transformar o local numa vitrine para a comercialização da produção de bebidas do Estado, contemplando as cadeias de vinho, cerveja, licores, cachaça, aguardente, gin, café e outros destilados.

A loja tem por propósito divulgar as bebidas made in Pernambuco/ Foto: Pixabay

A data de inauguração não está marcada, mas a loja deve abrir no início de fevereiro. “A loja comercializará cerca de 50 marcas de bebidas produzidas em Pernambuco. O serviço será apenas em delivery, não sendo possível o consumo no local”, Pedro Santos, assessor da Diretoria Geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe.

O negócio será localizado no Armazém 11, onde hoje funcionam equipamentos consolidados no Estado, como a loja do Artesanato de Pernambuco e a loja de Moda Autoral de Pernambuco, situado na região portuária do Recife.

- Publicidade -

Para abraçar a grande maioria da produção de bebidas local, a Adepe está fazendo parcerias com várias entidades, como a Apecerva (Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais), a APAR (Associação Pernambucana Aguardente de Cana), a Vinhovasf (Instituto do Vinho do Vale do São Francisco) e com a Aprotaq (Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte).

A demanda por bebida artesanal em terras pernambucanas representa apenas 0,1% do que é comercializado no estado, segundo informações da Apecerva (Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais). No Brasil, a taxa é de 0,7%, conforme dados de 2018. A exposição na loja tende a estimular o consumo, já que dará mais visibilidade aos produtos.

O presidente da Adepe, Victor Lamenha, é também fundador do primeiro gin criado artesanalmente em Pernambuco, o Gin Abyssal. De acordo com ele, o Gin foi lançado em novembro de 2019, com produção de 100 garrafas por mês. Atualmente, a produção alcança 5 mil garrafas ao mês.

Diante do crescimento no consumo do gin, Lamenha decidiu lançar, no ano passado, a Vodca Abyssal de 500ml. ‘’Devido à crise global, ficou difícil conseguir vidro durante a pandemia e, por isso, só conseguimos lançar nesse tamanho, que não foi a melhor opção comercial para o público. Mas agora estamos conseguindo lançar a vodca de 950ml’’, destaca Lamenha.

A fábrica opera em Igarassu, na região metropolitana de Pernambuco. Para a fabricação da bebida, foram investidos mais em estudos, pesquisas e desenvolvimento, do que em equipamentos em si. O fundador afirma que o investimento para a montagem a micro destilaria foi baixo, porém, foi comprado um terreno ao lado da fábrica em Igarassu, para o funcionamento de uma nova destilaria de maior porte em 2023. O investimento previsto da nova fábrica, vale em torno de R$ 500 mil.

Gin Abyssal foi o primeiro produzido no Estado/Foto: divulgação

Há planos de expandir o negócio para outros Estados. ‘’Já iniciamos esse processo. Os destilados têm uma condição tributária mais favorável, especialmente no Nordeste’’. Ele pretende focar no autosserviço, envolvendo os grupos BIG Bompreço e Carrefour.

A respeito das expectativas futuras para a indústria artesanal, Victor está otimista. ‘’Sabemos que estamos em um caminho de retomada e a situação tende a ser favorável. É suficiente para o momento’’.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -