Etiene Ramos
Os sistemas do Ministério da Saúde foram novamente atacados por hackers nesta segunda-feira (13). O novo incidente ocorreu dois dias após o último, na sexta (10), e no dia seguinte ao comunicado à Imprensa de que os dados da vacinação foram recuperados com sucesso.
Dessa vez, o ataque não atingiu o site da pasta. Na área de Imprensa foram informados dois celulares do plantão da assessoria exclusivamente para atendimento nesta segunda, sem maiores explicações. Mas nossa reportagem não conseguiu falar com os assessores da pasta pelos números fixos, nem pelos celulares. O e-mail enviado solicitando confirmação do ataque, retornou sem resposta.
De acordo com o portal R7, de Brasília, o ataque atingiu todos os sistemas internos do Ministério da Saúde, impedindo o funcionamento da intranet, o acesso aos e-mails corporativos e até a rede de telefonia. Sem conseguir acessar usuários nos computadores para atualizar informações sobre a pandemia e atender às demandas dos estados, os funcionários foram dispensados.
O ataque ocorreu na madrugada e, segundo o R7, nota da equipe de tecnologia da pasta, informou que os sistemas internos estão sendo reativados gradativamente, em segurança. A suspeita é de um ataque de ransomware, onde o sistema afetado é bloqueado e os criminosos exigem resgate para restabelecer o acesso ao órgão e aos dados registrados.
Também circularam informações de que o site da Câmara Municipal do Rio de Janeiro sofreu um ataque cibernético nesta segunda e teria saído do ar, embora tenha voltado a funcionar.