PCR busca soluções inovadoras para a cidade com o E.I.T.A! Recife

Da Redação A Prefeitura do Recife começou a colocar em prática o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, nesta quinta-feira (11), com a abertura das inscrições para o Primeiro Ciclo de Inovação Aberta do Recife, um movimento que tem a coordenação geral da Secretaria Executiva de Transformação Digital e que faz parte do […]

Da Redação

A Prefeitura do Recife começou a colocar em prática o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, nesta quinta-feira (11), com a abertura das inscrições para o Primeiro Ciclo de Inovação Aberta do Recife, um movimento que tem a coordenação geral da Secretaria Executiva de Transformação Digital e que faz parte do Programa E.I.T.A! Recife. A iniciativa propõe um conjunto de condições especiais simplificadas para que empresas, startups, universidades, alunos, profissionais e pesquisadores de TI para desenvolver modelos de negócios inovadores, testar técnicas e tecnologias experimentais para encontrar soluções de problemas públicos com ações criativas.

- Publicidade -

“A gente está lançando hoje um grande desafio de inovação aberta. É uma iniciativa que aproxima as pessoas dos desafios da cidade. Recife se torna uma cidade pioneira na utilização de um novo marco das startups, trazendo o viés de inovação muito forte para o serviço público”, detalhou o prefeito da cidade, João Campos. Segundo ele, a ideia é colocar “o problema na prateleira” e chamar as pessoas para apresentarem soluções.

Denominado Ciclo de Inovação Aberta, essa primeira contratação de solução inovadora terá o objetivo de ajudar em seis áreas: Saúde, Infraestrutura, Esportes e bem-estar, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. As inscrições podem ser feitas pelo site: eita.recife.pe.gov.br. Serão apresentados cinco desafios para que sejam buscadas as soluções tecnológicas.

Na Saúde pretende-se melhorar a qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais da atenção básica e reduzir o índice de absenteísmo dos pacientes no comparecimento aos exames e consultas reguladas. Na Infraestrutura, a ideia é monitorar e identificar, de maneira escalável e em tempo real, os defeitos no pavimento das vias do Recife, trazendo agilidade no direcionamento dessas demandas aos órgãos competentes.

- Publicidade -

Nos Esportes, a prefeitura que aumentar o número de praticantes de exercício físico, diminuindo o custo da inatividade física que impacta diretamente a saúde na cidade do Recife. No Meio Ambiente, a intenção é estimular a colaboração dos cidadãos para solucionar diferentes tipos de poluições ambientais do Recife, trazendo equilíbrio ecossistêmico e bem estar social. Por fim, o desafio na área de Desenvolvimento Social é diminuir a fome na cidade de maneira escalável e sustentável. Os temas propostos ajudam a solucionar alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 das Nações Unidas, que interconectados almejam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.  

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -