Da Redação
O DigitalPE do Porto Digital, programa de transformação digital para micro, pequenas e médias empresas de Pernambuco, junto com o Transforma RN, no Rio Grande do Norte; e Rede Sudoeste Digital, em Vitória da Conquista, na Bahia, foram os selecionados do Nordeste para participar da etapa de escala do edital Digital.BR, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Em Pernambuco, a formalização do convênio que garante aporte de R$1,5 milhão do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Digital PE, e mais R$1,5 milhão da ABDI, aconteceu nesta quarta (13), e vai contemplar um total de 150 empresas de todos os segmentos (indústria, comércio e serviços) na Região Metropolitana do Recife (RMR), no Agreste e no Sertão do São Francisco.
“A gente celebra um convênio importante porque estamos falando de 150 empreendimentos que vão oportunizar essa transformação digital para reconstruir e recuperar sua empresa e se preparar para um futuro de sucesso”, afirmou durante a assinatura do convênio, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio.
Na fase piloto, o DigitalPE apoiou 44 empresas de Recife, Caruaru e Petrolina, resultando em mais de 20 soluções digitais em fase de implementação até o momento. “Conseguimos resultados promissores na fase piloto. Agora queremos alcançar metas ainda maiores, tanto de produtividade quanto de maturidade digital dos empreendimentos. É um salto importante de inovação e de digitalização para as micro e pequenas empresas de Pernambuco”, afirmou Igor Calvet, presidente da ABDI.
“A transformação digital é uma realidade na economia brasileira; e tem sido ainda mais importante durante e após a pandemia que trouxe tantos desafios para as empresas. O DigitalPE é uma contribuição do ecossistema de inovação para promover um ambiente de negócios cada vez mais moderno e com grandes possibilidades de preparar o futuro empreendedor pernambucano”, aponta Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, instituição líder do DigitalPE.
Além do convênio com o governo estadual, o DigitalPE vai estruturar uma plataforma que permita o matchmaking entre micro e pequenas empresas (MPEs) demandantes e startups/empresas provedoras de soluções tecnológicas. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco também vai destinar um bônus tecnológico para as empresas que participam do projeto.