quinta-feira, 28/03/2024

Cearense Corpvs avança com a telemetria veicular no mercado nacional

Empresa investiu em time próprio de programadores para desenvolver sistema exclusivo e agora se adequa à LGPD, Por Patrícia Raposo A telemetria vem se consolidando como o novo viés de crescimento da Corpvs Segurança, empresa cearense que atua há 46 anos no ramo de segurança patrimonial e de valores e é a maior do Nordeste […]

Empresa investiu em time próprio de programadores para desenvolver sistema exclusivo e agora se adequa à LGPD,

Por Patrícia Raposo

- Publicidade -

A telemetria vem se consolidando como o novo viés de crescimento da Corpvs Segurança, empresa cearense que atua há 46 anos no ramo de segurança patrimonial e de valores e é a maior do Nordeste na categoria. Com um time de programadores interno, a Corpvs desenvolveu um sistema próprio e com ele tem alcançado taxa de expansão da ordem de 40% ao ano neste negócio.

A telemetria veicular é um sistema de gestão de frotas que colhe os dados gerados por cada veículo para que o gestor de frota possa avaliar e detectar oportunidades de otimização do negócio. 

Com time próprio de tecnologia, a Corpvs vem investindo em tecnologia/Foto: divulgação

A tecnologia coleta os dados, armazena e disponibiliza em um sistema de gestão para que se possa usá-los como alicerce de decisões estratégicas.   

- Publicidade -

O público-alvo são os grandes frentistas, que detêm frotas de centenas de caminhões. Os recursos disponíveis na telemetria da empresa permitem economia de até 8% nos custos de manutenção com os veículos.

O sistema permite um gerenciamento 360 graus da frota, desde o controle do horário de trabalho do motorista, para que ele não ultrapasse o limite de horas diário, até a identificação de uma rotação mais acelerada do motor.

“O sistema de telemetria é tão preciso que é capaz de identificar, pela leitura facial, se o motorista está com sono e acionar o robô, que avisará ao motorista que ele deve parar de dirigir”, explica Carlos Gualter, CCO da Corpvs. E, segundo o gestor, caso o sistema identifique que o motorista ingeriu bebida alcoólica, trava a direção.

“Não existe nada como nosso sistema no Brasil. Trabalhamos para estar seis meses à frente da concorrência, porque na área de tecnologia tudo é copiado e essa é uma forma de nos protegermos”, diz Gualter.

A inteligência artificial define parâmetros para cada veículo e o sistema analisa a postura de cada motorista, avisando o que ele precisa aprimorar para se aproximar do modelo padrão. Esses recursos se associam ao rastreamento veicular tradicional, com controle de porta baú e de percurso, por exemplo.

Segundo Gualter, essa é a área que tem maior percentual de crescimento no mercado de segurança. A empresa tem atuado com telemetria do caminhão à moto. E como segurança é o ponto forte do negócio, agora a Corpvs está fazendo seu processo de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para se proteger de vazamentos. Para isso, contratou o escritório pernambucano Hissa e Galamba Associados.

A Advogada Carmina Hissa será a DPO da Corpvs. “A Corpvs é referência em proteção e como protege pessoas, agora se preocupa em proteger também os dados, a privacidade dessas pessoas”, salienta Carmina Hissa.

Com grande quantidade de dados, devido à sua presença nacional – tem base física em dez estados e atuação que vai de Santa Cruz do Sul (RS) a Manaus (AM), estar adequado às normas da LGPD é fundamental para que a empresa seja coerente com o que ela própria oferece: segurança.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -