A Neoenergia concluiu a instalação de uma nova usina solar em Fernando de Noronha, em parceria com o Lab Noronha. A iniciativa faz parte do Projeto Trilha Verde, que busca expandir a mobilidade elétrica no arquipélago, com a introdução de 14 veículos elétricos modelos buggy desenvolvidos pela eION, startup com sede em Curitiba.
As duas usinas solares instaladas têm uma capacidade total de 100 kWp, três vezes maior que o necessário para o carregamento dos veículos. O excedente será direcionado à rede de distribuição local, promovendo o uso de energia renovável na ilha.
Além disso, foi implementado um sistema de armazenamento de energia de 100 kW/215 kWh para garantir o fornecimento durante a noite. As baterias permitirão que os veículos sejam carregados mesmo em horários sem geração solar.
O projeto será monitorado até o final de 2024 para avaliar sua viabilidade econômica e possíveis novos negócios ligados à mobilidade elétrica. Os veículos estão sendo utilizados em atividades econômicas locais, como turismo e administração pública. Com base nesses dados, será desenvolvido um mapa para orientar futuras ações de mobilidade elétrica na ilha.
Dez ecopostos já foram instalados para carregar veículos elétricos, sendo dois deles equipados com tecnologia V2G (vehicle-to-grid), permitindo que os carros devolvam energia à rede quando necessário. Toda a energia utilizada será proveniente das novas usinas solares.
Mobilidade elétrica
O Projeto Trilha Verde faz parte do Programa Energia Sustentável Noronha, que engloba ações de mobilidade elétrica e uso de fontes renováveis. O programa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que incluem energia limpa e acessível, infraestrutura sustentável e parcerias globais.
Desde 2015, a Neoenergia opera um carro movido a energia solar em Noronha, abastecido por um ecoposto com placas fotovoltaicas, demonstrando o compromisso da empresa com a mobilidade sustentável. Já o buggy da eION, enviado em setembro deste ano para a ilha, tem capacidade para cinco pessoas, pesa 1.000 quilos e possui uma bateria de 7,6 kWh, com uma autonomia que pode chegar a 100 km. O veículo pode ser carregado por plugin em eletropostos ou em uma tomada comum de 20 amperes.
O buggy possui uma velocidade máxima em torno de 70 km/h, chegando a 60km/h em cerca de 11 segundos. Com freio a disco nas quatro rodas e cinto de segurança nas cinco posições, foi pensado para promover conforto e segurança para o usuário.
Leia mais: Orizon compra duas térmicas a biogás, uma em Pernambuco, e outra, na PB