Acordo de cooperação técnica vai fortalecer agricultura familiar no Piauí

Da Redação O governo do Piauí assinou acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater). A ação, formalizada na quinta (19), vai tornar possível a realização do AgroIFNordeste, programa que visa fortalecer a agricultura familiar […]

Da Redação

O governo do Piauí assinou acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater). A ação, formalizada na quinta (19), vai tornar possível a realização do AgroIFNordeste, programa que visa fortalecer a agricultura familiar e impulsionar a produção agropecuária por meio de tecnologias validadas, assistência técnica, tendo como foco a produção sustentável, o uso de energias renováveis de baixo custo e, principalmente, a geração de renda a curto e médio prazo.

- Publicidade -

No total, 12 territórios de desenvolvimento do estado serão beneficiados. O Alto Médio Canindé é um dos territórios prioritários para a atuação do projeto em 2021, com polo em Jaicós, com apicultura, caju e ovinocaprinocultura.

“É um projeto inovador que tem como objetivo o desenvolvimento a partir da técnica e da ciência. A ideia é que se tenha as unidades de referência para garantir, a partir da qualificação adequada, apoio ao empreendedor para que possam ter bons resultados com o uso de tecnologias avançadas, além do impacto na geração de renda em cada região do estado”, disse o governador Wellington Dias, durante assinatura do acordo.

Ao IFPI compete a realização do planejamento estratégico e execução das ações do projeto. “Vamos trabalhar em parceria com o Emater pela sua expertise e conhecimento técnico, tendo em vista que todas as ações desenvolvidas no projeto contemplam o setor primário e no nosso entendimento é o Emater que tem essa experiência na área”, pontuou o reitor do IFPI, Paulo Henrique Lima.

- Publicidade -

Entre as competências do Emater, está o fornecimento de recursos humanos e materiais para o desenvolvimento das atividades relativas às ações do projeto e a mobilização de associações e cooperativas para participarem das ações. “Vamos disponibilizar os escritórios do Emater nos territórios de desenvolvimento, ofertar assistência com inovação tecnológica na produção, especialmente na economia de água e no uso de energias renováveis, e apoiar a comercialização dos produtos da agricultura familiar”, explicou o diretor geral do Emater, Francisco Guedes.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -