O prefeito do Recife, João Campos, anunciou nesta terça-feira (17) a programação das festas juninas na capital pernambucana. A PCR investirá aproximadamente R$ 20 milhões nos 20 dias de eventos, nos quais mais de 1.200 atrações se apresentarão nos 14 polos montados por toda a cidade, entre 12 e 20 de junho.
Recife raiz
Diferentemente do Carnaval, em que o fluxo de turistas é muito maior, no São João a Prefeitura do Recife observa que a maioria das pessoas que participa da festa é formada por residentes da capital e das cidades vizinhas. Por isso, a estimativa de movimentação econômica é bem mais modesta, de apenas dobrar o investimento.
Vestido a caráter para fazer o anúncio, com uma camisa xadrez vermelha e preta, o prefeito afirmou que a proposta é manter a tradição das festas dos três santos do período. Daí o tema “Recife Junino – Nossa Raiz”, com o qual busca resgatar as origens dos festejos.
“Sou um fã Incondicional de São João. Acho que ele representa uma mistura de muita coisa, passando pela culinária, passando pela tradição religiosa, passando pela expressão cultural, passando pela dimensão do Estado como um todo, né? Uma marca que eu nunca vou abrir mão é que a Prefeitura do Recife, enquanto é curadora, enquanto patrocinador, enquanto estruturadora do nosso São João, ele vai ser 100% marcado pela nossa raiz e pela nossa tradição, porque eu acho que isso é a nossa força”, destacou João Campos.
Principais polos
O local escolhido para o anúncio também será um dos três principais polos de animação, o Sítio da Trindade. Além dele, a Avenida Rio Branco, no Recife Antigo, e o Pátio de São Pedro serão os carros-chefes da programação. No entanto, outros 11 polos estarão espalhados pela cidade.
Se o ciclo junino é raiz, as atrações seguem caminho. Apenas artistas ligados ao forró se apresentarão nos palcos do Recife. Entre os nomes anunciados estão Alceu Valença, Elba Ramalho, Lia de Itamaracá, Santana, o Cantador, Flávio José , Cascabulho, Jorge de Altinho, Maciel Melo, Silvério Pessoa, além dos dois homenageados: Assisão e Nádia Maia.
“Apesar do Recife ser uma cidade que aponta para o futuro, queremos preservar nossa cultura e o Recife Junino ratifica isso. A nossa música, culinária, vestimenta e todo um conjunto de ações da Prefeitura do Recife mostram que o título ‘Nossa Raiz’, não é uma mera retórica, mas sim concreto”, afirmou Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura do Recife.
Presente ao lançamento da programação do São João, o cantor Santana definiu bem a importância do local escolhido para o anúncio.
“Recife é mesmo encantadora. Imagina no meio de tanto prédio, de tanto concreto, um sítio, para você celebrar uma festa do interior, como é o São João”, destacou Santana.
Programação dos polos:
Sítio Trindade
11 a 16/06 – Eliminatórias do concurso de quadrilhas juninas adultas
12 a 30/06 – Shows e apresentações de cultura popular no palco principal esala de reboco
Dia 18/06 – Exposição da Culinária Afro-brasileira
Dias 18 e 19/06 – Final do concurso de quadrilhas juninas adultas
Dia 19/06 – Procissão dos Santos Juninos (Percurso: Morro da Conceição- Sítio Trindade)
Dias 22 e 23/06 – Concurso de quadrilhas juninas Infanto-juvenis
Dias 29 e 30/06 – Programação Infantil
Avenida Rio Branco e Recife Antigo
12/06 a 30/06 – Cidade cenográfica e apresentações de trios pé-de-serra e quadrilhas juninas, além de shows na sala de reboco, na Avenida Rio Branco13/06 – Caminhada do Forró (Percurso: Rua da Moeda – Praça do Arsenal)
16/06 – Desfile das Bandeiras (Percurso: Rua da Moeda – Praça do Arsenal)
Pátio de São Pedro
28 a 30/06 – Shows e apresentações da cultura popular
30/06 – Festa do Fogo (Homenagem a Xangô)
Descentralizados
22 e 23/06 – Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande, Cordeiro e Graças28 e 29/06 – Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré, Poço da Panela
Veja também:
São João de Maceió deve movimentar mais de R$ 350 milhões na economia local: veja as atrações
Azul torna diária a rota Rio-Campina Grande no período do São João