Movimentação de veículos sobre 451% em Suape

Por Patrícia Raposo A movimentação de veículos no Porto de Suape subiu 451% em maio, que foi o melhor mês do ano para a operação dessa natureza no porto pernambucano, localizado no município de Ipojuca, no Grande Recife. Entre importação e exportação, foram movimentadas 5.656 unidades. As informações foram consolidadas pela Agência Nacional de Transportes […]

Por Patrícia Raposo

A movimentação de veículos no Porto de Suape subiu 451% em maio, que foi o melhor mês do ano para a operação dessa natureza no porto pernambucano, localizado no município de Ipojuca, no Grande Recife. Entre importação e exportação, foram movimentadas 5.656 unidades. As informações foram consolidadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

- Publicidade -
Pátio de Veículos, em Suape, ficou lotado em maio/Foto: Rafael Medeiros/Suape

Esses números têm relação com a retomada da indústria automotiva. Em maio de 2020, auge da primeira onda da pandemia, as montadoras tinham parado sua produção.

“Esse salto ocorre porque na comparação entre maio de  2021 e maio de 2020, temos uma base fraca, devido ao lockdown que paralisou as atividades produtivas”, explica Cesar Andrade, economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, a Fiepe.

No acumulado do ano (janeiro/maio), o total alcança 20.898 automóveis embarcados ou desembarcados, representando aumento de 97% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse período ainda pega meses de base fraca, já que as montadoras só começaram a regularizar sua produção no segundo semestre do ano passado.

- Publicidade -

Um aumento real na movimentação de veículos no Porto de Suape deve vir com o início das operações do hub de carros importados, no segundo semestre. Este é um investimento do grupo catarinense Ascensus, especializado em logística multimodal. O objetivo é importar seis mil veículos por mês quando o projeto estiver consolidado.

Suape tem hoje três pátios públicos destinados ao armazenamento de veículos, que somam 227 mil metros quadrados de área e capacidade anual para 250 mil carros. Atualmente, o porto exporta automóveis das montadoras Fiat e Jeep, e importa da GM, Toyota e Nissan.

Com o hub, Pernambuco se transforma em um grande polo logístico, com condições de atender demandas de todo o Nordeste. O projeto tem potencial parai dobrar a movimentação anual de automóveis no atracadouro de Suape, porto que ocupa a posição de líder no Norte/Nordeste. A proposta eleva a importância de integração e consolidação da cadeia produtiva e da economia pernambucana.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -