
Duas pesquisas divulgadas esta quinta-feira (12) mostram que a avaliação negativa do governo Lula (ruim ou péssimo) está em seu patamar mais alto desde o início do terceiro mandato. A pesquisa Ipsos-Ipec registra 43% de avaliação negativa, enquanto o Datafolha aponta 40%.
A pesquisa Ipsos-Ipec revela que apenas 25% o consideram o governo Lula bom ou ótimo, e 29% o classificam como regular, enquanto a pesquisa Datafolha aponta que só 28% o consideram ótimo ou bom, e 31% o classificam como regular.
O levantamento da Ipsos-Ipec, que ouviu 2.000 pessoas entre 5 e 9 de junho, com margem de erro de 2 pontos percentuais, também indica que 58% dos entrevistados não confiam no presidente, contra 37% que confiam. A desaprovação ao modo de governar permanece estável em 55%, enquanto a aprovação é de 39%, com pouca variação desde março.
Essa é a segunda vez no terceiro mandato de Lula que a Ipsos-Ipec mostra que avaliação negativa supera a positiva, numa leve piora em relação à pesquisa anterior de março, quando 41% tinham avaliação ruim ou péssima e 27% boa ou ótima.
A avaliação positiva é mais forte entre eleitores que votaram em Lula em 2022 (53%), moradores do Nordeste (38%), pessoas com menor escolaridade (36%), famílias com renda até um salário mínimo (33%) e católicos (32%).
Em contraste, a rejeição é maior entre eleitores de Jair Bolsonaro (75%), pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (59%), mais escolarizados (51%) e evangélicos (50%). A avaliação ruim ou péssima também é mais comum entre homens (48%) do que mulheres (39%), e entre pessoas brancas (47%) em comparação com pretas e pardas (40%).
Confiança em Lula
Além disso, 50% dos entrevistados acreditam que o governo está pior do que esperavam, enquanto 28% consideram que está igual ao esperado. A confiança no presidente recuou em grupos específicos, como moradores das periferias, eleitores que votaram em branco ou anularam o voto em 2022, e aqueles que não votaram ou não lembram em quem votaram.
Em síntese, a pesquisa mostra uma estabilidade relativa nas avaliações negativas e na desaprovação do governo Lula, com uma leve queda na confiança e na aprovação, refletindo um cenário político ainda marcado por polarização e desafios para a gestão presidencial.

Pesquisa Datafolha
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (12) mostra que 40% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ruim ou péssimo, enquanto 28% o consideram ótimo ou bom, e 31% o classificam como regular. Esse é o pior índice de avaliação negativa registrado nos três mandatos de Lula, representando uma leve alta em relação à pesquisa anterior de abril, quando 38% avaliavam o governo negativamente e 29% positivamente. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Sobre a aprovação do trabalho do presidente, 46% dos entrevistados afirmam aprovar a gestão de Lula, enquanto 50% desaprovam, números que também mostram estabilidade em relação à pesquisa anterior, quando a aprovação era de 48% e a desaprovação de 49%.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 136 municípios brasileiros, entre os dias 10 e 11 de junho de 2025.
O levantamento indica que a recuperação na avaliação do governo, que havia sido observada após uma queda abrupta em fevereiro, foi interrompida, e a crise recente envolvendo fraudes no INSS pode ter contribuído para essa estagnação ou leve piora nos índices.
Em resumo, o cenário atual mostra um governo com aprovação inferior à reprovação, estabilidade relativa nas avaliações e um desafio para melhorar a percepção pública diante dos desafios políticos e econômicos enfrentados.
Veja também:
Aprovação do governo Lula atinge pior índice desde 2023, com 57% de desaprovação










