
O confronto entre o Governo do Estado e a gestão do PSB em São Lourenço da Mata teve um novo capítulo nesta segunda-feira (12). Momentos depois de a gestão estadual anunciar um investimento de mais de R$ 62 milhões na construção da nova sede da Academia Integrada de Defesa Social (Acides) em São Lourenço, o prefeito do município, Vinicius Labanca, foi às redes sociais para afirmar que a cidade precisa de segurança pública e que usará todos os meios legais para manter o 20º Batalhão da Polícia Militar no município. A declaração foi uma reação à decisão do Governo de transferir a sede do batalhão para Camaragibe.
O prefeito informou que a prefeitura não foi consultada sobre o projeto e classificou a medida como desrespeitosa com a população local. “Eu sequer fui comunicado, nem sei onde será [a nova academia] e também não sei em que beneficiará ou diminuirá a violência que assola a nossa cidade”, afirmou. Labanca disse que irá entrar com ação popular e ação pública para tentar barrar a saída do equipamento. “Vai ter luta. Vamos usar todos os meios que a gente puder para que esse batalhão não saia”, declarou.
Segundo o gestor, a reivindicação não é contra Camaragibe, mas pela permanência de uma estrutura já instalada. “A gente não quer que outra cidade não tenha batalhão, a gente só não quer perder o nosso. Mandato tem tempo de validade, e uma cidade com mais de 117 mil habitantes precisa de segurança pública e da mão amiga do Estado”, afirmou o prefeito.
Audiência pública será convocada
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) também criticou a decisão do Governo. O parlamentar afirmou que a retirada do batalhão é injustificada e que ignora o fato de que São Lourenço será sede de jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA, na Arena de Pernambuco. “Vamos realizar uma audiência pública para discutir esse tema e cobrar esclarecimentos”, afirmou.

Farias integra o mesmo partido do prefeito Vinicius Labanca e do prefeito do Recife, João Campos, possível adversário político da governadora Raquel Lyra (PSDB) nas próximas eleições estaduais.
Governo afirma que cidade terá companhia da PM
O Governo de Pernambuco afirmou que a cidade de São Lourenço da Mata continuará a abrigar a 1ª Companhia do 20º BPM. A nova sede administrativa e operacional do batalhão, no entanto, será construída em Camaragibe. A medida faz parte do programa Juntos Pela Segurança.
De acordo com a gestão estadual, a nova sede da Acides deverá receber até três mil usuários e será concluída em até 18 meses após a ordem de serviço. A estrutura contará com salas de aula, estande de tiro, quadras, pista de cooper, refeitório, guarita, subestação e mais de 500 vagas de estacionamento. A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e coordenada pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe).
A governadora Raquel Lyra declarou que o novo centro fortalecerá a formação e capacitação das forças de segurança do Estado. “É mais um passo do programa Juntos pela Segurança que agora fortalece a cobertura na Região Metropolitana do Recife”, disse.
Veja também:
Batalhão da discórdia atiça embate entre Governo e oposição em Pernambuco











