- Publicidade -

Governo anuncia academia de polícia em São Lourenço, mas prefeito cobra batalhão

Prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca, anuncia ações judiciais após decisão do Governo de transferir 20º BPM para Camaragibe
- Publicidade -
Governo anuncia investimento de mais de R$ 62 milhões na construção da nova sede da Academia Integrada de Defesa Social
Governo anuncia investimento de mais de R$ 62 milhões na construção da nova sede da Academia Integrada de Defesa Social Foto: Divulgação SDS

O confronto entre o Governo do Estado e a gestão do PSB em São Lourenço da Mata teve um novo capítulo nesta segunda-feira (12). Momentos depois de a gestão estadual anunciar um investimento de mais de R$ 62 milhões na construção da nova sede da Academia Integrada de Defesa Social (Acides) em São Lourenço, o prefeito do município, Vinicius Labanca, foi às redes sociais para afirmar que a cidade precisa de segurança pública e que usará todos os meios legais para manter o 20º Batalhão da Polícia Militar no município. A declaração foi uma reação à decisão do Governo de transferir a sede do batalhão para Camaragibe.

O prefeito informou que a prefeitura não foi consultada sobre o projeto e classificou a medida como desrespeitosa com a população local. “Eu sequer fui comunicado, nem sei onde será [a nova academia] e também não sei em que beneficiará ou diminuirá a violência que assola a nossa cidade”, afirmou. Labanca disse que irá entrar com ação popular e ação pública para tentar barrar a saída do equipamento. “Vai ter luta. Vamos usar todos os meios que a gente puder para que esse batalhão não saia”, declarou.

Segundo o gestor, a reivindicação não é contra Camaragibe, mas pela permanência de uma estrutura já instalada. “A gente não quer que outra cidade não tenha batalhão, a gente só não quer perder o nosso. Mandato tem tempo de validade, e uma cidade com mais de 117 mil habitantes precisa de segurança pública e da mão amiga do Estado”, afirmou o prefeito.

Audiência pública será convocada

Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) também criticou a decisão do Governo. O parlamentar afirmou que a retirada do batalhão é injustificada e que ignora o fato de que São Lourenço será sede de jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA, na Arena de Pernambuco. “Vamos realizar uma audiência pública para discutir esse tema e cobrar esclarecimentos”, afirmou.

Deputado Rodrigo Farias lembrou que São Lourenço será sede de jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA e que precisará de segurança Foto Jarbas Araújo Alepe

Farias integra o mesmo partido do prefeito Vinicius Labanca e do prefeito do Recife, João Campos, possível adversário político da governadora Raquel Lyra (PSDB) nas próximas eleições estaduais.

Governo afirma que cidade terá companhia da PM

O Governo de Pernambuco afirmou que a cidade de São Lourenço da Mata continuará a abrigar a 1ª Companhia do 20º BPM. A nova sede administrativa e operacional do batalhão, no entanto, será construída em Camaragibe. A medida faz parte do programa Juntos Pela Segurança.

De acordo com a gestão estadual, a nova sede da Acides deverá receber até três mil usuários e será concluída em até 18 meses após a ordem de serviço. A estrutura contará com salas de aula, estande de tiro, quadras, pista de cooper, refeitório, guarita, subestação e mais de 500 vagas de estacionamento. A obra será executada pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e coordenada pela Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe).

A governadora Raquel Lyra declarou que o novo centro fortalecerá a formação e capacitação das forças de segurança do Estado. “É mais um passo do programa Juntos pela Segurança que agora fortalece a cobertura na Região Metropolitana do Recife”, disse.

Veja também:

Batalhão da discórdia atiça embate entre Governo e oposição em Pernambuco

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -