
Na queda de braço para a disputa estadual de 2026, a governadora Raquel Lyra deu um passo para ampliar o arco de aliança. O Avante passa a integrar a gestão. A consolidação se deu em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas na manhã desta segunda-feira (24), com a posse de Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca, como secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco.
O partido também comandará a Ilha de Fernando de Noronha, com o advogado Virgílio Oliveira. Filho do deputado federal Waldemar Oliveira e sobrinho do presidente estadual da sigla, Sebastião Oliveira, ele ainda passará por sabatina na Assembleia Legislativa. O Avante fazia parte da base do prefeito do Recife, João Campos, virtual adversário de Raquel na disputa pelo goverbo em 2026. O evento foi conduzido pela governadora em exercício, Priscila Krause. Além disso,
Durante o discurso, Waldemar Oliveira, deputado federal pelo Avante, classificou a aliança como um ‘presente’ para o governo estadual. “Tenho certeza de que ele (Manuca) fará um excelente trabalho à frente da secretaria. Sua competência e dedicação serão fundamentais para impulsionar ainda mais o desenvolvimento profissional e o empreendedorismo no nosso Estado”,
Presidente do Avante destaca diálogo
Presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira reforçou que a decisão foi tomada após ouvir a base do partido. Há algumas semanas que rumores davam conta do ingresso do Avante no Governo do Estado. ‘Passamos cerca de um mês ouvindo toda a nossa base. A grande maioria achou que esse movimento era muito importante para o fortalecimento do partido’, destacou Sebastião.
Na cerimônia, a governadora em exercício, Priscila Krause, destacou os avanços do governo na área de desenvolvimento profissional e empreendedorismo. Segundo ela, desde janeiro de 2023, foram criadas mais de 110 mil vagas formais de trabalho no estado. A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo já ofereceu mais de 30 mil vagas de qualificação, com destaque para iniciativas voltadas a grupos vulneráveis.
‘Nós já viramos a curva do desemprego no nosso Estado. Manuca chega e encontra uma casa arrumada, uma secretaria que já ofereceu mais de 30 mil vagas de qualificação e que, de forma pioneira, oferece qualificação para pessoas mais vulneráveis. Criamos o Bora Empreender e o Bora Empreender Mulher, que oferece crédito aos microempreendedores, e temos ações voltadas especialmente para pessoas com deficiência e seus cuidadores que buscam uma oportunidade’, afirmou Priscila Krause.
O novo secretário Manuca, ex-prefeito de Custódia e presidente do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), ressaltou seu compromisso com a continuidade e aprimoramento das políticas públicas. ‘Vamos dar continuidade aos projetos que já estão em pauta. Com a nova gestão, queremos aprimorar e dar um incentivo maior a todas essas iniciativas’, disse Manuca.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que destacou a competência de Manuca para a função. ‘É uma alegria ver mais um sertanejo assumindo um papel de destaque na gestão. Manuca tem competência e experiência para somar e fazer a diferença no desenvolvimento de Pernambuco’, afirmou.
Com essa movimentação política, o Avante amplia sua influência no estado, agora com a responsabilidade de indicar o administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha, além de ocupar uma posição estratégica na Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
Veja também:
Governo efetiva interinas e afunila espaços para política em reforma do secretariado