quinta-feira, 18/04/2024

Lula visita NE para inaugurar fábrica da Hemobrás e anunciar ramal ferroviário

Presidente Lula tem passagens confirmadas por Pernambuco e pelo Ceará na quinta e na sexta-feira da próxima semana.
Hemobras
Fabrica da Hemobras em Goiana/Foto: divulgação

O roteiro que o presidente Lula (PT) fará no Nordeste, na nesta semana, tem confirmadas, até o momento, passagens por Pernambuco e pelo Ceará. Na ocasião, será inaugurada a fábrica de medicamentos recombinantes da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), instalada em Goiana, e serão feitos anúncios e entregas de obras hídricas.

A agenda começa por Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. Na próxima quinta-feira (4), às 9h, Lula vai inaugurar a Unidade Elevatória da Adutora do Agreste, que beneficiará moradores de 44 municípios. A primeira etapa da obra, de responsabilidade estadual, mas com contrapartidas federais, passou anos em ritmo lento pela falta de repasses da União. Estarão no evento a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o ministro do Desenvolvimento e Integração Regional, Waldez Góes (PDT).

- Publicidade -

Em PE, Lula vai inaugurar fábrica iniciada em 2010

Já em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, também na quinta-feira, o presidente vai entregar uma obra iniciada ainda no fim de seu segundo mandato, em 2010. É a primeira parte de um complexo composto por duas fábricas da Hemobrás. A que já está pronta é a unidade de medicamentos recombinantes, produzidos por engenharia genética, sem uso de plasma. O chamado Bloco B01 tem a finalidade de recepcionar, avaliar, estocar e expedir para fracionamento o plasma excedente da doação de sangue, captado nos hemocentros de todos os estados do Brasil.

Conforme dados divulgados em outubro do ano passado pela Hemobrás, a necessidade do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 750 milhões de unidades internacionais (UI) de medicamentos. A capacidade fabril em Goiana, porém, será de 1,2 bilhão de UI, o que fará com que o Brasil seja autossuficiente nesse setor e ainda possa contar com excedente para exportação.

“É um projeto que tenho muito orgulho de ter colaborado para se tornar realidade, já que foi na época em eu que era ministro da Saúde do governo primeiro Lula que trouxemos a fábrica para Pernambuco”, avaliou o senador Humberto Costa (PT), acrescentando que a entrega do complexo fabril será “um novo momento para o desenvolvimento do interior de Pernambuco”.

- Publicidade -

No CE, ato às margens da Transnordestina

No Ceará, o presidente Lula deve passar pelo município de Iguatu, na sexta-feira (5). Conforme o governador cearense Elmano de Freitas (PT), que informou a agenda nas redes sociais, Lula vai anunciar “novidades para o estado” perto das obras da Ferrovia Transnordestina. Na ocasião, também está prevista a assinatura da ordem de serviço para as obras do Ramal do Salgado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma a agenda de compromissos internacionais em fevereiro. Foto: Ricardo Stuckert/ PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retoma ao NE com agenda do PAC/Foto: Ricardo Stuckert/ PR

“Lula no Ceará! Confirmamos há pouco a vinda do presidente ao Ceará no próximo dia 5 de abril. A previsão é realizarmos um ato próximo às obras da Ferrovia Transnordestina, na região de Iguatu, onde devem ser anunciadas algumas novidades para nosso estado. Na ocasião, está prevista ainda a ordem de serviço para as obras do Ramal do Salgado e outros anúncios importantes na área de infraestrutura hídrica”, ressaltou o governador Elmano de Freitas.

Com investimento de R$ 600 milhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Ramal do Salgado vai beneficiar 4,7 milhões de pessoas em 54 cidades cearenses. A obra de infraestrutura terá 34,3 quilômetros de extensão e vai levar água do Rio São Francisco do Ramal do Apodi, na Paraíba, até o leito do Rio Salgado, ampliando o fornecimento para o Ceará.

Leia também:

Joint venture entre Grupo EQM e o Movimento Econômico fortalece jornalismo regional

Com turismo em alta, Alagoas ganhará 16 novos hotéis até o final de 2026

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -