Lula lidera em qualquer cenário apresentado pelo Instituto Paraná Pesquisas

Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com a Revista Veja, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia vencer as eleições presidenciais, que devem acontecer apenas em 2026, caso o pleito acontecesse hoje. O Instituto Paraná entrevistou 2.020 eleitores de todo o país, e divulgou o resultado nesta sexta-feira […]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera nos diversos cenários apontados pele levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera nos diversos cenários apontados pele levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com a Revista Veja, revelou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia vencer as eleições presidenciais, que devem acontecer apenas em 2026, caso o pleito acontecesse hoje. O Instituto Paraná entrevistou 2.020 eleitores de todo o país, e divulgou o resultado nesta sexta-feira (13/10).

Lula teria com 36,6% das intenções de voto; seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 12,7%. A ministra Simone Tebet, do MDB, aparece com 7,4% de apoio, enquanto o senador Sergio Moro (União Brasil) teria 6,7%. A pesquisa ainda mostra o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), em quinto lugar na preferência dos eleitores, com 6,3% do total; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) em sexto, com 5,7% de intenções.

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), alcançaria 4,6% das intenções de voto, enquanto o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), teria 2,1%. Já a senadora Tereza Cristina (PP-MS) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), receberiam respectivamente 1,9% e 1,2% de apoio. 4,7% dos entrevistados não souberam ou não opinaram sobre suas preferências eleitorais.
No cenário apenas com Tarcísio de Freitas, tirando Moro e Zema na lista, Lula subiria para 37,6% e o governador de São Paulo subiria para 18,9%.

Somente com Romeu Zema, mas sem Tarcísio e Moro, Lula obteria 37,6% e o governador de Minas Gerais subiria para 15,3%.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não aparece em nenhum cenário divulgado por ser inelegível, só pontuou na pergunta espontânea (quando não são apresentadas opções de nomes aos entrevistados). Nessa modalidade, Bolsonaro recebeu 14,3%, e Lula 22,1%. A mais de mil dias para o pleito de 2026, o índice de eleitores que não sabem ou preferem não opinar é o que lidera as respostas: 51,2% do total.

A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro em 162 municípios de 26 estados e Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O Instituto Paraná Pesquisas estratificou gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e macrorregião geográfica.

Leia também:
Humberto lança livros na Bienal Internacional de PE ao lado de Randolfe Rodrigues
Cota do Brasil no FMI pode ser revista, diz Haddad
Número de bares e restaurantes com prejuízo em agosto aumenta 5%
Meio ambiente receberá até 60% dos recursos de títulos verdes
Inflação de setembro em 0,26% deixa analistas otimistas com rumos da economia
Mercado imobiliário: Recife reduz estoque, mas segue em retração até início de 2024

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -