A coletiva da presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, acontecerá nesta sexta-feira (22/9), às 11h30, no Recife. Além dela, a secretária Nacional de Organização do partido, Sonia Braga, e o senador Humberto Costa, vice-presidente nacional da legenda e coordenador do GT das eleições de 2024, devem participar do encontro.
Nas últimas eleições municipais de 2020, o PT não elegeu prefeito em nenhuma das capitais do Brasil pela primeira vez desde a redemocratização. Das 15 cidades em que disputava o 2º turno das eleições municipais, a sigla foi derrotada em 11, sendo duas capitais (Recife e Vitória).
No Recife, especificamente, teve uma de suas maiores derrotas. Naquele ano, no 2º turno, Marília Arraes (PT) disputava com o atual prefeito João Campos (PSB), que eleito com mais de 56% dos votos. Hoje, O PT está dentro da gestão socialista, assim como o PSB está no Governo Lula 3. Esse cenário seria um impeditivo, por enquanto, para o PT lançar um nome próprio para disputar a eleição contra João Campos.
Ainda não se sabe como o PT/PE vai reagir ao ingresso do grupo político da família dos Coelhos na gestão da Prefeitura do Recife, já que nesta sexta-feira, o deputado estadual Antônio Coelho tomará posse como secretário de Turismo do Recife. Ele é irmão de Miguel Coelho, ex-prefeito de Petrolina e filho do ex-senador Fernando Bezerra Coelho, que chegou a ser líder do Governo Bolsonaro no Senado.
Desta vez, o PT pretende voltar a crescer. Para tanto, planeja lançar candidaturas em pelo menos 12 capitais em todo Brasil. Ou seja, um número de candidaturas na cabeça da chapa menor comparadas a 2020, quando lançou 20 e não teve êxito. Destas 12 candidaturas, cinco são colocadas como prioritárias: Fortaleza, Natal, João Pessoa, Aracaju e Vitória.
Tem pretensões de lançar candidatura em Belo Horizonte, mas sem favoritismo. Ainda no Sudeste, deve abrir em São Paulo e Rio de Janeiro. Na Região Norte, também não existem prefeituráveis que despontem até o momento nas capitais. No Sul e Centro-Oeste, são situações semelhantes.
Contudo, as composições para a montagem deste tabuleiro já estão acontecendo e o PT não pode desperdiçar esse momento com Lula na presidência para tentar reerguer a presença petista nas capitais seja elegendo prefeitos, de fato, ou compondo para se fortalecer. Em 2004, o PT tinha 9 prefeituras de capitais – Aracaju, Belo Horizonte, Fortaleza, Macapá, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio Branco e Vitória. Esse será o grande desafio do partido no ano que vem.
JABOATÃO
Já no sábado (23), Gleisi Hoffmann e Sonia Braga participam do ato de filiação ao PT do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, que deve ser candidato à Prefeitura do município, mais uma vez, em 2024. O ato acontecerá na Faculdade Metropolitana, em Piedade, a partir das 10h.
Leia também:
Gleisi Hoffmann vem a PE nesta sexta e sábado para encontro com aliados e filiação de Elias Gomes ao PT
Os 3 senadores e desembargador recebem a principal comenda do TJPE
Pedro Campos integra painel sobre educação no 30º Encontro Nacional de Empresas Juniores
Humberto reúne prefeitos da Mata Norte neste sábado
Aeroporto de Serra Talhada será requalificado numa parceria entre Governo Federal e Estadual
Lula cancela ida à Refinaria Abreu e Lima que aconteceria nesta sexta em PE