O primeiro dia da comitiva da Presidência da República em Nova Iorque foi marcado pelo evento Brasil em foco: mais verde e mais comprometimento com a sustentabilidade, realizado na sede da Bolsa de Valores de Nova Iorque. A iniciativa, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o governo brasileiro, reuniu representantes empresariais e governamentais do Brasil e dos Estados Unidos, investidores, fundos de investimentos e outros atores do setor financeiro.
O deputado federal Pedro Campos (PSB) integra a comitiva oficial e ressalta a importância de atores políticos, econômicos e sociais estarem comprometidos com as pautas ambientalistas. “O nosso país reocupa o seu posto de protagonistas nas discussões ambientais no cenário internacional. Em nosso país, Câmara, Senado e Governo Federal estão alinhados pelo desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo”, afirmou.
A programação do evento contou com o painel A Transformação Ecológica – O Brasil e o Mundo, que debateu as oportunidades de negócios e de investimentos, e os desafios para a transformação ecológica do Brasil, ressaltando o papel estratégico que o país desempenha no cenário global.
A Descarbonização e Transição Energética – Oportunidades e Desafios também foi tema de painel no evento, que discutiu o papel do planejamento, do financiamento e da infraestrutura na atração de investimentos para a descarbonização e a transição energética.
Nesta terça (19), a comitiva brasileira inicia sua participação na 78ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que nesta edição tem como temática Paz, Prosperidade, Progresso e Sustentabilidade. “O Brasil chega na Assembleia Geral unido pelo desenvolvimento verde, amarelo e azul. Verde, representando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente; amarelo, da geração e da distribuição de riquezas, principalmente para aqueles que mais precisam; e o azul celeste dos nossos valores do humanismo, da dignidade da pessoa humana, da inclusão e da diversidade” explicou.
COMBUSTÍVEIS DO FUTURO
No último dia 14, o presidente Lula assinou o projeto de lei que pretende viabilizar o Programa Combustíveis do Futuro. A iniciativa, que irá fortalecer a bioeconomia nacional e promover a mobilidade sustentável de baixo carbono, foi encaminhada ao Congresso Nacional. “O Brasil será protagonista mundial na produção de combustíveis com baixa emissão de carbono e no desenvolvimento de tecnologia com etanol, com hidrogênio verde, biodiesel, entre outros”, afirmou.
O parlamentar, que é coordenador de Energias Renováveis da Frente Parlamentar Ambientalista, ressalta que o processo de descarbonização representa o impulsionamento de um novo ciclo de crescimento do país. “A bioeconomia vem atrelada a muitos ganhos sociais e econômicos, com a geração de emprego e renda decorrentes de uma neoindustrialização verde, com a implantação de empreendimentos e processos produtivos sustentáveis”, afirmou.
Leia também:
Gleisi Hoffmann vem a PE nesta sexta e sábado para encontro com aliados e filiação de Elias Gomes ao PT
Os 3 senadores e desembargador recebem a principal comenda do TJPE
Pedro Campos integra painel sobre educação no 30º Encontro Nacional de Empresas Juniores
Humberto reúne prefeitos da Mata Norte neste sábado