A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deu uma demonstração de independência à governadora Raquel Lyra (PSDB), nesta terça (23), quando elegeu a indicação do deputado Rodrigo Novaes (PSB) como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Novaes teve 30 votos a favor, enquanto seu principal oponente na disputa, deputado Joaquim Lira (PV) obteve 18, ainda houve mais um voto nulo.
O resultado serve como um verdadeiro recado para Raquel Lyra, que apoiou Joaquim Lira. Também mostra a força de articulação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), que apoiou Rodrigo Novaes, assim como o prefeito do Recife, João Campos (PSB). O ex-deputado Diogo Moraes (PSB), que ocupava a primeira suplência do seu partido, retorna à Alepe assumindo a vaga aberta por Novaes.
Único candidato de fora da Assembleia, o advogado Osvir Guimarães Thomaz ressaltou a atuação como jurista e propôs unificar os procedimentos das cortes de todo o Brasil em um código de processo dos tribunais de contas.
Rodrigo Novaes demonstrou certa insatisfação com a mobilização do Palácio do Campo das Princesas e de parte da base governista para fortalecer a candidatura de Joaquim Lira nas últimas semanas. “A Imprensa colocou nas últimas semanas que poderia haver um balcão de negócios, ocupação de espaços políticos, troca de cargos, prefiro não comentar. Cada segue com sua consciência. Sei que consegui os votos aqui conversando com cada deputado. Falei da importância de termos um representante do Tribunal de Contas que tenha sensibilidade política, que tenha compreensão da autonomia e independência do ponto de vista legislativo e foi assim que gente conquistou esse espaço”, completou Novaes.
A acirrada disputa mostra que as eleições para o governo do estado do ano passado deixaram marcas que devem se estender por mais tempo. Aliás, a próxima disputa pela Prefeitura do Recife, em 2024,deve envolver o prefeito João Campos e uma representação do Palácio do Campo das Princesas, que pode ser, inclusive, a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania).
Diogo Moraes rememorou seus quatro anos como primeiro-secretário da Alepe, além de atualmente ser superintendente do legislativo estadual. “É um momento de muita emoção retornar para Casa por essas vias de forma legal onde pude ser abraçado por todos e ter um nome como meu também para essa indicação de Rodrigo Novaes para o TCE”, relatou.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, negou a tese de recado para os governistas, mas destacou a autonomia dos parlamentares. “Está comprovado que a Assembleia Legislativa de Pernambuco tem autonomia, é independente, não é submissa a poder nenhum, estamos aqui para ajudar os pernambucanos. Isso aqui foi uma prova que essa casa vai continuar sendo independente. Apesar as forças ocultas que tentaram nesses últimos dias derrotar essa Casa, não conseguiram. Tivemos essa votação sem precisar oferecer nada em troca, querendo passar por cima de deputados, ou achando que estava num balcão de bodega querendo comprar deputado, mas isso não aconteceu. É uma prova que os deputados continuam firmes e fortes e querendo trabalhar pelo povo pernambucano”, disse Álvaro Porto.
Já o prefeito João Campos também se pronunciou em suas redes sociais depois do resultado. “Tenho certeza de que Pernambuco contará com um conselheiro correto e dedicado, que fará tudo para honrar a confiança do nosso povo. A sua garra e altivez foram os grandes diferenciais na articulação que resultou em uma vitória tão expressiva”, publicou.
Na plateia, foi flagrante o clima de torcida de estádio de futebol. Até os 25 votos necessários para eleição de Rodrigo Novaes seus apoiadores se manifestavam sonoramente no plenário. Chegando ao ponto de serem repreendidos pelo presidente Álvaro Porto.
Diogo Moraes
Como primeiro suplente, Diogo Moraes reassume a vaga do mandato em definitivo, até 31 de janeiro de 2027. Diogo é natural do Agreste do estado e, no pleito de 2022, obteve 43.117 votos. “Muitas vezes, não entendemos os planos que Deus tem para nossas vidas. Na última eleição, ficamos na primeira suplência de deputado estadual e passamos quatro meses longe do mandato parlamentar, mas nunca nos distanciamos da nossa missão: trabalhar pelo povo pernambucano, em especial do interior do Estado. Garanto a vocês: este será um dos mandatos mais especiais da minha vida. Vou trabalhar dia e noite para honrar cada voto recebido e representar nosso povo com compromisso e responsabilidade na Assembleia Legislativa. O trabalho nunca parou!”, declarou, emocionado.
O socialista ainda enfatizou a importância da eleição de Rodrigo Novaes para a autonomia do poder legislativo. “Sob a liderança do deputado Álvaro Porto, que tem conduzido muito bem os trabalhos no Legislativo, reafirmamos a nossa independência e compromisso com o povo de Pernambuco. Não poderia deixar de agradecer a todo empenho do presidente Álvaro e desejar boa sorte ao companheiro Rodrigo na sua nova missão”, disse Diogo.
Diogo Moraes se consolidou como o representante do Polo de Confecções do Agreste no legislativo pernambucano após doze anos de atuação em prol da região. O parlamentar ocupou, por dois biênios consecutivos, o cargo de primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, de 2014 a 2018. Já integrou as comissões de Finanças, Orçamento e Tributação, Constituição, Legislação e Justiça e Administração. Em 2022, foi eleito para a presidência da União Nacional de Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), função que está licenciado desde fevereiro.
Após a indicação de Rodrigo Novaes, Diogo aguarda a vacância do cargo para tomar posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco, que deve ocorrer até o final deste mês.
Raquel Lyra tem agenda com Banco Mundial para discutir investimentos
Em agenda realizada em Brasília nesta terça-feira (23), a governadora Raquel Lyra dialogou sobre as possibilidades de captação de recursos para o desenvolvimento de Pernambuco. Em encontro com líderes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a chefe do Executivo estadual conversou sobre a prospecção de projetos em áreas como segurança hídrica, energia, infraestrutura rodoviária e mobilidade urbana.
“Estive em Brasília, em conversa com o Banco Mundial, para buscar recursos em projetos capazes de melhorar a condição de vida dos pernambucanos, além de elevar a competitividade do Estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Leia também:
Paulo Câmara concorda com projeto para Transnordestina e diz que BNB pode investir na ferrovia
Paulo Câmara diz que BNB negocia com Brics por mais crédito para o Nordeste
Câmara do Recife debate desvio de 5% de recursos do Sesc e Senac para Embratur
Raquel Lyra visita e inaugura obras pelo interior de Pernambuco
Prefeitura do Recife sanciona Projeto de Lei do Protocolo Violeta
Prefeitura de Olinda investe R$ 4,8 milhões para construção de parque
João Campos assina contrato de R$ 2 bilhões em Washington