O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, acredita que o projeto reintegração da Transnordestina apresentado pelo ministro Renan Filho (Transportes), na semana passada, é o melhor caminho para a execução da obra. “O que foi colocado pelo ministro Renan Filho, na última semana, é o que contempla Pernambuco da forma mais eficiente. A forma como estava fechada a concessão, com os dois ramais, Pernambuco fatalmente seria prejudicado porque não havia interesse por parte do empreendedor da concessão de fazer o trecho de Pernambuco nesse momento”, disse Paulo Câmara, nesta segunda-feira (22), Durante um café da manhã com empresários na sede da FIEPE.
Na sua colocação, Paulo Câmara lembrou da passagem do ministro Renan Filho, que garantiu que o trecho da ferrovia que passa por Pernambuco será executado, seja com recursos públicos ou privados. Como ex-governador de Pernambuco, Paulo Câmara ressaltou a importância para que o Estado esteja em alerta com relação a execução e finalização da obra. “O que a gente tem que estar atento, enquanto pernambucanos, é que a obra termine nos dois trechos, e que aí haja uma competição saudável”, afirmou.
O transporte de minério de ferro também foi abordado pelo ex-governador. Quando estiver operando, a ferrovia fará o transporte dessa carga entre Ceará, Piauí e Pernambuco. “Para o escoamento da produção do minério de ferro no Piauí, essa solução para Pernambuco é muito boa. Evidentemente que o Ceará não trabalha nem tá trabalhando apenas com essa mina de minério de ferro. Eu digo, inclusive, que os empreendedores cearenses da atual concessionária têm outras cargas que querem transportar pelo Ceará”, afirmou Paulo Câmara.
Paulo Câmara avisou que o Banco do Nordeste deverá investir na construção do trecho pernambucano da ferrovia, desde que os projetos cheguem até o banco.
Segundo o ministro Renan Filho, a obra está sendo feita em Eliseu Martins, no Piauí, até Salgueiro, em Pernambuco, e de Salgueiro até o porto de Pecém, no Ceará. Renan Filho reforçou que o ramal de Salgueiro até o Porto de Suape pode ser feito por recursos privados, caso existam interessados, ou pode ser viabilizada com recursos públicos. Além disso, Renan Filho não condicionou a conclusão de um trecho para construção do outro.
Arena Pernambuco ganha centro para formar jovens talentos do esporte
A governadora Raquel Lyra lançou, na tarde desta segunda-feira (22), o primeiro Centro de Formação Esportiva (CFE) do Estado, que irá funcionar na Arena de Pernambuco. O início das atividades do projeto foi anunciado durante evento de 10 anos do equipamento, localizado em São Lourenço da Mata. Na ocasião, ao lado da vice-governadora, Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual realizou o descerramento da placa do CFE e ainda participou do encerramento do Campeonato Brasileiro Escolar de Futebol.
“Nosso trabalho é garantir a inclusão de todo o entorno da Arena de Pernambuco, permitindo a geração de novos talentos, oferecendo formação, lazer e esporte comunitário. Queremos colocar luz na vida dos estudantes de Pernambuco. E nós não conseguimos fazer nada sozinhos. Por isso, a importância das secretarias de Esportes, Turismo, Educação e Cultura, para que a gente possa movimentar esse espaço junto com as prefeituras e construir parcerias que sejam duradouras e sustentáveis”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O Centro de Formação Esportiva (CFE) é um projeto que tem como objetivo formar jovens talentos do esporte, proporcionando educação, saúde e cidadania. As inscrições já começam nesta terça-feira (23), através do link disponíveis nos perfis do Instagram da Arena (@arenadepernambuco) e da Secretaria Executiva de Esportes (@esportepe). Poderão participar estudantes matriculados em escolas públicas das redes estadual e municipal. A previsão é que as atividades comecem na segunda quinzena de junho.
A iniciativa irá beneficiar 300 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos. Os participantes terão a oportunidade de praticar modalidades coletivas e individuais, como atletismo, judô, badminton, ginástica artística, futsal, voleibol, basquetebol e handebol. O programa é realizado através de uma parceria entre as Secretarias Estaduais de Educação e Esportes e Turismo e Lazer.
Garanhuns amplia em 100% a oferta de vagas em creches para crianças de até 3 anos
A Prefeitura de Garanhuns tem dedicado recursos à educação e ao bem-estar das crianças, resultando no significativo aumento na oferta de vagas. Em dois anos, o município conseguiu dobrar o número de vagas disponíveis para criança de até três anos. Um dos fatores que fez com que isso acontecesse foi a conclusão das obras de creches que estavam fechadas há mais de 10 anos e abertura de novos Centros de Educação Infantil.
Em 2021, a cidade contava com 55 turmas disponíveis para esta idade. Essa quantidade ainda não era suficiente para atender à demanda da população. De acordo com os dados de maio de 2023, o número de turmas foi dobrado. Agora, Garanhuns oferece 110 turmas para atender as necessidades das famílias com crianças de até 3 anos. Essa expansão representa um aumento de 100% na oferta em apenas dois anos.
“A ampliação da oferta de vagas em creches traz inúmeros benefícios para as famílias e para a sociedade como um todo. As crianças têm a oportunidade de receber uma educação de qualidade desde cedo, desenvolvendo suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Além disso, os pais podem se dedicar ao trabalho com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e propício ao aprendizado”, afirma Wilza Vitorino, secretária de Educação de Garanhuns.
Leia também:
Paulo Câmara diz que BNB negocia com Brics por mais crédito para o Nordeste
Câmara do Recife debate desvio de 5% de recursos do Sesc e Senac para Embratur
Raquel Lyra visita e inaugura obras pelo interior de Pernambuco
Prefeitura do Recife sanciona Projeto de Lei do Protocolo Violeta
Prefeitura de Olinda investe R$ 4,8 milhões para construção de parque
João Campos assina contrato de R$ 2 bilhões em Washington