Anderson Gustavo Torres é delegado da Polícia Federal de carreira ele havia assumido o cargo no último dia 02 de janeiro. Torres tem 45 anos, é ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública e voltou ao cargo de secretário de Segurança Pública, função que ocupou de 2019 a abril de 2021.
Natural de Brasília (DF), tem vasta experiência em ciência policial, investigação criminal e inteligência estratégica. Em 2019, implementou o DF Mais Seguro, atual política de Segurança Pública do Governo do Distrito Federal.
Formado em Direito, Anderson Torres coordenou as principais investigações voltadas ao combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal, em Roraima, entre 2003 e 2005. Em sua trajetória, coordenou investigações e operações policiais voltadas ao controle de precursores químicos desviados para a produção de drogas no Brasil e na América do Sul e atuou, entre 2007 e 2008, como responsável pela atividade de inteligência da Polícia Federal na repressão a organizações criminosas de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
A atuação de Torres à frente do ministério foi criticada em dezembro do ano passado, no dia da diplomação do presidente Lula, diante dos atos bolsonaristas que depredaram a cidade e colocaram fogo em carros e ônibus sem serem punidos.
*Com informações da Agência Brasília e da Secretaria de Segurança Pública do DF