
Toni Hebert*
A inteligência artificial (IA) já não é mais coisa de filme de ficção científica. Ela está presente em nosso dia a dia, desde os assistentes virtuais em nossos smartphones até os algoritmos que recomendam produtos em lojas online. No entanto, muitas pequenas e médias empresas (PMEs) ainda veem a IA como algo distante e complexo, com receio de investir em uma tecnologia que pode parecer muito avançada e cara.
É preciso quebrar mitos e abrir as portas para o futuro. A verdade é que a IA pode ser uma grande aliada para as PMEs, oferecendo uma série de benefícios como automação de tarefas, diminuindo custos, uma vez que libera os colaboradores para atividades mais estratégicas e criativas. Outra vantagem é otimização de processos, uma vez que é possível identificar gargalos e oportunidades de melhoria aumentando a eficiência.
No caso das PMEs, há sempre o dilema do retorno do investimento. E, ao mesmo tempo, o receio de ficar para trás em uma inovação que os concorrentes já estão embarcando. Neste caso, afirmo: não é preciso investir em projetos grandiosos e complexos de imediato. O ideal é iniciar com projetos piloto em áreas específicas, como atendimento ao cliente, marketing digital ou gestão de estoque.
Antes de investir em tecnologias mais complexas, comece com ferramentas de análise de dados e automação de processos. Se necessário, busque o apoio de especialistas em IA para auxiliar na implementação e na escolha das melhores soluções. A área de IA está em constante evolução, então participe de cursos, workshops e eventos para se manter atualizado sobre as últimas novidades.
O passo seguinte é definir claramente qual problema será resolvido primeiro com a IA. Por exemplo, um chatbot pode agilizar o atendimento ao cliente, enquanto um algoritmo de previsão de demanda pode otimizar o estoque. É imprescindível buscar ferramentas acessíveis. Existem diversas soluções de IA disponíveis no mercado, muitas delas com preços acessíveis e fáceis de usar, mesmo para quem não tem conhecimento técnico aprofundado.
IA se alimenta de dados.
Então, certifique-se de que seus dados estejam organizados, limpos e acessíveis para que a IA possa gerar insights relevantes. Neste sentido, construir uma cultura de dados é algo essencial. Portanto, incentive a coleta e a análise de dados em toda a organização, claro, estando sempre atentos a segurança da informação e privacidade.
Por se tratar de algo muito novo, é natural que as empresas cometam erros. Porém, é possível evitar os mais comuns. O principal deles é não ter um objetivo claro e investir em IA apenas porque é uma tendência sem saber exatamente qual resultado se quer atingir. Também é primordial ter em mente que não existe magia. A IA é uma ferramenta muito poderosa, mas não resolverá todos os seus problemas. Não menos importante é não considerar os aspectos éticos. Existem questões importantes sobre privacidade, segurança e ética que precisam ser vistas de forma responsável.
Mesmo para pequenas e médias empresas, é preciso muita atenção a questões legais e de compliance. É fundamental compreender e seguir as regulamentações para evitar problemas e garantir a ética na utilização da IA. A coleta, o armazenamento e o uso de dados pessoais são pontos cruciais. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, assim como o GDPR na Europa, estabelecem regras rigorosas sobre como as empresas devem tratar os dados dos seus clientes. É essencial que as PMEs garantam a segurança dos dados, obtenham consentimento prévio e transparente, e informem os indivíduos sobre como seus dados serão utilizados.
Além disso, a IA pode gerar vieses algorítmicos que discriminam determinados grupos. É preciso ter cuidado para garantir que os algoritmos sejam justos e imparciais. A questão da responsabilidade civil em caso de danos causados por sistemas de IA ainda é um tema em debate. As PMEs devem estar preparadas para responder por eventuais danos causados por seus sistemas de IA.
Outro ponto é garantir a transparência dos algoritmos, ou seja, que seja possível entender como eles chegam a determinadas decisões. A transparência é importante para a confiança dos clientes e para a detecção de possíveis erros ou vieses.
É fato que a IA oferece um grande potencial para as pequenas e médias empresas que desejam se destacar no mercado. É possível sim aproveitar os benefícios da IA de forma segura e eficaz, impulsionando o crescimento e a competitividade do negócio. No entanto, o empresário não pode nunca deixar de ter em mente que a IA não é um fim, mas um meio para alcançar seus objetivos. Então, siga a velha máxima: comece pequeno, seja paciente e esteja disposto a aprender e se adaptar.
*Toni Hebert é sócio líder da BDO da área de Risk Advisory e Solutions
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