terça-feira, 16/04/2024

Planejamento 2024: está na hora de levar IA para o seu negócio

O que torna a IA uma ferramenta incomparável é sua capacidade de transcender barreiras e se adaptar a diferentes setores e necessidades.
Maurício Frizzarin,
Maurício Frizzarin, Fundador e CEO da Qyon Tecnologia/Foto: divulgação


Por Mauricio Frizzarin*

O ano de 2023 passou quase em um piscar de olhos. Vencemos muitos desafios, trabalhamos bastante e finalizamos mais um ciclo com a boa sensação de dever cumprido. Em paralelo, já começamos a traçar as metas para 2024, a pensar nas barreiras que precisamos transpor e nas estratégias que vamos aplicar para o aprimoramento das nossas atividades e dos nossos processos.

- Publicidade -

No caso do Planejamento Empresarial, é importante pensar nos investimentos em novas tecnologias e em inovações. Um exemplo interessante está ligado à Inteligência Artificial. Já está na hora de levar a IA para o seu negócio e desfrutar dos benefícios que ela pode proporcionar às suas atividades.

IA na rotina

Apesar de parecer futurístico, a Inteligência Artificial já faz parte da nossa rotina há algum tempo e vem se tornando cada vez mais próxima e acessível para empresas de todos os tamanhos e setores, proporcionando vantagens importantes para os negócios. Afinal, ela pode e deve ser utilizada como um braço de automação de tarefas e executar atividades que demandariam muito tempo e atenção por parte dos colaboradores. Esses, por sua vez, poderiam dedicar seus conhecimentos a operações mais estratégicas para a empresa.

Os processos mais burocráticos relacionados à gestão de um negócio podem facilmente ser executados por softwares desenvolvidos com a aplicação de Inteligência Artificial. No departamento financeiro de uma empresa, por exemplo, a tecnologia pode fazer a gestão das contas a pagar, automatizar os processos de emissão de notas e realizar o controle do faturamento. Também é um excelente meio para realizar o controle de estoque.

- Publicidade -

Vale destacar, que no mundo atual, a Inteligência Artificial (IA) deve ser considerada muito mais do que somente inovação tecnológica.A IA se tornou aliada indispensável na maneira como moldamos e planejamos o futuro dos negócios. À medida em que adentramos uma era na qual a informação é vasta e a tomada de decisão é crucial, a IA se ergue como uma ferramenta multifacetada, capaz de aprimorar os processos de planejamento e gestão das empresas.

Com o uso de Inteligência Artificial, torna-se possível fazer desde a previsão de tendências de mercado até a otimização de recursos, passando pelo desenvolvimento de estratégias de negócios robustas e eficientes. Para tal, não são necessários conhecimentostécnicos profundos relacionados à tecnologia. Basta uma visão sobre como essas múltiplas disciplinas e áreas de estudo se unem para otimizar o planejamento empresarial, combase no enormeconglomerado de métodos, algoritmos e análises que trabalham sinergicamente para oferecer insights valiosos.

Interconexão

O que torna a IA uma ferramenta incomparável é sua capacidade de transcender barreiras e se adaptar a diferentes setores e necessidades. Ao entendermos a interconexão entre os diversos ramos da IA, desde o aprendizado de máquina até a visão computacional, percebemos que sua aplicação vai além das expectativas tradicionais. Ela não apenas fornece respostas, mas também questiona, explorando possibilidades antes inexploradas.

Imagine se você pudesse prever o que seus clientes querem antes mesmo deles pedirem. Ou se você pudesse economizar tempo automatizando tarefas que consomem muito desse ativode forma inteligente e sabendo que o seu sistema irá evoluir e aprender com essas demandas. Isso é exatamente o que a IA pode fazer por você. Ela ajuda a simplificar, organizar e melhorar as rotinas. Além disso, a IA também pode ser útil nos negócios das seguintes maneiras:

-Automação de Tarefas Repetitivas: Utilização de IA para automatizar processos rotineiros, como coleta e organização de dados, liberando tempo para atividades mais estratégicas;
-Análise Preditiva: Previsão de tendências de mercado e comportamento do consumidor com base em análises de dados históricos, facilitando a tomada de decisões assertivas;
-Personalização de Experiência do Cliente: Utilização de IA para personalizar interações com clientes, oferecendo recomendações precisas e adaptadas às preferências individuais;
-Detecção de Fraudes: Utilização de algoritmos de IA para identificar padrões suspeitos em transações financeiras, auxiliando na prevenção de fraudes.
-Otimização de Supply Chain: Utilização de IA para prever demandas e otimizar cadeias de suprimentos, reduzindo custos e melhorando a eficiência operacional;
-Assistência Virtual e Chatbots: Implementação de chatbots baseados em IA para responder dúvidas frequentes, fornecendo suporte instantâneo aos clientes;
-Análise de Sentimento: Utilização de IA para analisar o sentimento dos clientes em relação à marca, por meio de análise de redes sociais e feedbacks online;
-Segmentação de Mercado: Utilização de algoritmos para identificar perfis de clientes e criar segmentações mais precisas para estratégias de marketing.

Há muitas outras formas por meio das quais a Inteligência Artificial pode ser útil na gestão dos negócios. Essa ferramenta certamente pode fazer a diferença para a sua empresa e para a rotina dos profissionais que nela atuam. Por isso, avalie o momento e procure levar IA para os seus negócios. Que venha 2024, com muito sucesso e prosperidade!

*Mauricio Frizzarin é fundador e CEO da Qyon Tecnologia; cursou Tecnologia de Software e Marketing, OPM (Owner/President Management) na Harvard Business School, ExecutiveEducation em Inteligência Artificial na Universityof California, Berkeley e em Fintech em Harvard.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -