Fabiana Lima: Iniciativa sem “acabativa” não gera resultado nos negócios

Nossa sociedade está repleta de pessoas que gostam de discutir problemas, argumentar soluções, tem ótimas ideias, mas que efetivamente não conseguem concretizá-las. Ou seja, não tem "acabativa".

Muito se ouve falar em iniciativa, o mundo corporativo e os negócios estão em busca de pessoas com iniciativas, proativas que não ficam paradas esperando e correm em busca de soluções. Isso é bom, mas precisamos ter cuidado com esse movimento de forma isolada.

Nossa sociedade está repleta de pessoas que gostam de discutir problemas, argumentar soluções, tem ótimas ideias, mas que efetivamente não conseguem concretizá-las. Ou seja, não tem “acabativa”, capacidade de colocar em prática uma ideia e levá-la até o fim ou até mesmo decretar seu fim precocemente. Normalmente acontece das pessoas não terminarem o que começam, e já iniciarem algo novo, acreditando ser melhor, e nem sabem se é melhor porque não encerrou adequadamente o anterior, e isso vira um círculo vicioso que não gera resultado e acaba sendo frustrante.

- Publicidade -

Vale ressaltar que o aprendizado faz parte da vida, e dá sentido a melhoria contínua, por isso, para aprender de verdade, precisa acabar e analisar para que haja evolução consistente. ⠀

O fato de deixar pela metade, sob a alegação de que os tempos são “ágeis” faz com que erros aconteçam mais rápidos e não sejam consertados ou analisados por que nem deu tempo de ver o resultado, ou seja, nem chegou à acabativa. E isso, não é evolução, nem de longe, pois as metodologias ágeis buscam o sistemático acompanhamento dos resultados para que novos rumos sejam traçados. ⠀

Pessoas com perfil acabativo são aquelas que se realizam fazendo as coisas acontecerem e não desanimam diante das dificuldades encontradas no caminho, perseguem, implantam e conquistam. Esse é um perfil empreendedor por natureza.

- Publicidade -

Mas, este perfil também pode ser treinado, despertado e com isso adquirir habilidades que levem você a não ficar apenas na idealização, e passar para os próximos passos: prototipar, testar, aprender, e assim, transformar em realidade suas ideias.

É importante que iniciativa e acabativa andem juntas!

*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional, Marca Pessoal e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima

Leia também:

Fabiana Lima: A retomada da economia deve começar pelos autônomos e informais

Fabiana Lima: Quais os limites do home office?

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -