
Confisco: documentário lembra 31 anos do Plano Collor
Três décadas depois do plano econômico mais controverso da história do Brasil e que marcou o início do governo do ex-presidente Fernando Collor, a plataforma de streaming HBO Max estreia hoje (9) Confisco, um documentário para lembrar, e contar, a maior surpresa econômica do país. O filme traz depoimentos da ex-ministra da Economia, a economista Zélia Cardoso de Melo, e de uma família do interior de São Paulo que, como milhões de outras, sofreu o bloqueio de cerca de 80% do que tinha na poupança. Outros investimentos, como o overnight, também foram bloqueados pelo governo que planejou dar um fim na inflação retirando dinheiro de circulação por 18 meses. Entre drama, suspense e terror, nenhum roteiro foi capaz de prever o que o antecessor do Real foi capaz de fazer.

FIDA destaca o Pró-Semiárido entre os melhores do mundo
O Pró-Semiárido, do governo da Bahia, está entre os cinco melhores projetos, de um ranking mundial de 200, cofinanciados pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência de investimentos da ONU. O Oficial de Programas do Fida no Brasil, Hardi Vieira, que participa da Missão de Supervisão ao projeto pelo interior baiano, afirma que “o ranking é altamente competitivo e o Pró-Semiárido vai continuar a ser um exemplo para o mundo”. Com inserção nas áreas social, produtiva e de gênero, o projeto se destaca pela resiliência climática na caatinga, bioma exclusivo do Brasil. As ações de recaatingamento que incluem preservação de sementes crioulas e inovação tecnológica em reúso de água cinza e até esgoto total, foram muito bem avaliadas e devem garantir a extensão do prazo de execução do projeto por mais 18 meses.

Influenciadores ascendem na Black Friday
Depois do boom da pandemia, as vendas online continuam crescendo, assim como as expectativas para a Black Friday 2021. Segundo o estudo “Evolução da Influência na Black Friday”, da consultoria Youpix, especializada em negócios para Influence Economy, em 2020, os influenciadores impulsionaram o aumento de 670% nas vendas e mais de 5 milhões de engajamentos. Para este ano, as lives de compras vêm chamando a atenção dos brasileiros: 44% dos entrevistados, metade deles entre 25 a 34 anos, afirmam que comprariam produtos a partir delas. Sobre como o consumidor se informa de suas futuras aquisições, 35% gostam de assistir às lives que juntam entretenimento, vendas e conteúdo. A pesquisa também mostra um aumento de 185% em usuários do Tiktok nos últimos meses na América Latina – a região que teve o maior crescimento no mundo. Só no Brasil, são 7 milhões de pessoas conectadas, das quais 90% acessam a rede social todos os dias e mais da metade, 56%, seguem alguma marca ou empresa. Neste cenário, segundo a Youpix, o contato direto com influenciadores, desenvolvendo conteúdos e desafios em nome das marcas, é o caminho mais assertivo para as campanhas no Tiktok.

Rio Ave exalta artesanato de Pernambuco
A construtora pernambucana Rio Ave trouxe a arte popular para o bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A segunda edição do projeto Galeria Urbana exibe obras de 12 ícones do artesanato de Pernambuco, em fotos e peças originais do Mestre Vitalino, J.Borges e Bajado, entre outros nomes consagrados. A mostra cobre os tapumes do próximo lançamento da construtora, além de exaltar a cultura e a arte nordestina, numa homenagem à arquiteta e designer pernambucana Janete Costa. Seu trabalho era marcado pelo uso de elementos modernos misturado à arte nordestina.