Grupo nascido no Sertão de Pernambuco encara de frente as grandes construtoras fazendo uso de materiais de alto padrão e substituindo os tapumes de aço galvanizado por espaços acolhedores
Por Patrícia Raposo
Através de um tapume, que conectou uma construção residencial com seu entorno e provocou o mercado imobiliário a avançar na direção das gentilezas urbanas, a Referencial Desenvolvimento Imobiliário (RDI), braço de engenharia do Grupo Referencial, crava sua bandeira no setor da construção civil da Região Metropolitana do Recife.
A estreia se deu após quase 30 anos de atuação nos setores de engenharia e energia, uma história que começou quando o fundador e presidente Eugenio Marinho, um engenheiro elétrico, passou a prestar serviços à então distribuidora de energia Celpe, hoje Neoenergia Pernambuco – que pertence ao grupo espanhol Iberdrola.
Ao longo dos anos foram mais de 50 mil quilômetros de redes elétricas entregues no Nordeste pelo Grupo Referencial para várias distribuidoras de estaduais.
Eugênio Marinho, um ex-professor de matemática do Colégio Santa Maria – voltado à elite da capital-, fez o dever de casa e preparou seu filho, Eugênio Barros de Carvalho, para ajudá-lo nos negócios da família. O rapaz seguiu a carreira do pai na engenharia e hoje atua como diretor técnico.
O edifício En Avance é o primeiro empreendimento de uma sequência de projetos que devem ganhar corpo nos próximos meses na capital. Além de outro lançamento residencial no Espinheiro, previsto para 2022, em breve, o RDI investirá R$ 35 milhões num galpão logístico de 20 mil metros quadrados para e-commerce, no conceito last mile. Localizado na BR-232, no bairro do Curado, o empreendimento vai permitir ao grupo surfar na onda das vendas online.
Para entrar num mercado tão concorrido como o da capital, o grupo decidiu não só bancar, com recursos próprios, as obras de seu primeiro lançamento residencial, como só iniciar as vendas do En Avance apenas com as obras prontas. “Assim eliminamos a desconfiança sobre nosso padrão de qualidade”, conta o presidente do grupo, Eugênio Marinho.
O empresário se cercou dos melhores engenheiros, arquitetos e decoradores e optou por materiais e acabamentos de alto padrão. O tapume do RDI foi desenvolvido para comunicar o propósito do grupo à comunidade. É um espaço para pedestres, que podem usufruir, durante o período da obra, de pequeno parque com bancos para descanso, recarga para celular, água gratuita, coleta seletiva e até ponto de água e saquinhos para pet.
“Não viemos competir com A ou B, mas criar nosso espaço. E agora estamos prospectando novos terrenos para fortalecer o nosso braço imobiliário”, diz Marinho, que já cuida do tapume de gentilezas para seu próximo lançamento.