Fabiana Lima: Como o “Trade Off” pode ajudar a sua gestão de resultados?

Por Fabiana Lima* A necessidade de aplicar o trade off como uma forma de otimizar as decisões e os resultados têm se intensificado, cada dia mais, nas empresas e na vida profissional. Trade Off é utilizado na literatura econômica para indicar situações de escolha entre opções conflitantes. Aplicado quando se faz uma troca, no sentido […]

Por Fabiana Lima*

A necessidade de aplicar o trade off como uma forma de otimizar as decisões e os resultados têm se intensificado, cada dia mais, nas empresas e na vida profissional.

- Publicidade -
Fabiana Lima

Trade Off é utilizado na literatura econômica para indicar situações de escolha entre opções conflitantes. Aplicado quando se faz uma troca, no sentido de se ter uma coisa ou outra, faz-se necessário associar o termo a percepção de prioridade que as pessoas possuem ao realizar a troca. Um exemplo de trade off é ao investir estamos deixando de utilizar o dinheiro no presente para usufruir dele no futuro.

Mas, para isso é importante entender que podemos utilizar o trade off também como aliado na gestão das empresas, em busca de deixar claro o que estamos deixando de fazer para alcançar os objetivos propostos. Ou seja, o processo de tomada de decisão sobre uma atividade, projeto ou meta a ser atingida deve ter o trade-off como ponto importante a ser considerado, principalmente quando se trata de escolha de produtos, tecnologias, equipamentos, capacidade produtiva etc. Isso tem o objetivo de desafiar os gestores a repensarem e tomarem decisões mais conscientes e assertivas.

Vejamos um exemplo simples de trade off:

- Publicidade -

Vamos pensar na nossa conta de luz, essencial para o funcionamento das nossas atividades diárias. Se essa conta ultrapassa o valor (meta) estabelecida em nosso orçamento. O que faremos? Pagamos. No entanto, para isso:

  • Podemos economizar em outra despesa e relocar o valor para cobrir esse déficit gerado?
  • Podemos gerar novas receitas para compensar?
  • Podemos captar recurso por meio de empréstimos/endividamento?
  • E, acima de tudo devemos atuar na causa do aumento, agindo preventivamente em relação as próximas contas.

Levando esse exemplo para outras áreas significa dizer que o trade off conduz o pensamento de compensação, troca e prevenção, de forma que haja uma atuação imediata e futura em relação a situação, gerando opções de solucionar e assim possa ser realizada a escolha da forma mais viável, no momento de resolver a questão. Evitando que o problema vire uma bola de neve.

Enfim, trade off é uma decisão racional de custo x benefício, que gera resultados positivos para gestores e empresas, profissionais e suas carreiras.

*Fabiana Lima é Consultora & Estrategista em Posicionamento Profissional e Gestão de Negócios há mais de 20 anos e idealizadora do Método PlanActing – Planejamento e Ação Gerando Resultados. Instagram e Linkedin @fabianadeolima

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -