Carmina Hissa: Tempos difíceis e nada justos.

Por Carmina Hissa* A verdade é que todos nós estamos tensos com esses sucessivos ataques de ransomware. E a tendência é sempre jogar a culpa em alguém, e esse alguém tem nome e se chama departamento de TI. Na verdade isso não é justo, acompanho, enquanto DPO, a dedicação e o desgaste da equipe  de […]

Por Carmina Hissa*

A verdade é que todos nós estamos tensos com esses sucessivos ataques de ransomware. E a tendência é sempre jogar a culpa em alguém, e esse alguém tem nome e se chama departamento de TI.

- Publicidade -

Na verdade isso não é justo, acompanho, enquanto DPO, a dedicação e o desgaste da equipe  de TI a procura de aprovação de recurso para sua área e a frustação da negação por falta de verba ou pela velha frase de que TI é custo…. até o dia em que a empresa tem um ataque de ransomware… devastador….  perde-se o controle… e por infinitas horas ou dias, perde-se a empresa…

Carmina Hissa/Foto: divulgação

E aí procura-se o culpado…. TI, que avisou, que pediu verba para investir em tecnologia e não conseguiu, que vai viver momentos de desespero, literalmente, dias angustiantes, noites de trabalho e insônias.

A mídia massacra e a empresa martiriza, julga, pune, pega para Cristo e as vezes até demite.

- Publicidade -

Àquele que pediu para comprar as ferramentas tecnológicas que iam proteger e a empresa achou que o gasto era grande e que podia esperar……..

A #FORÇATIRENNER e o vídeo que circulou nas redes diz muito disso. É o reconhecimento do coração da empresa falando pelo cartaz de solidariedade e apoio daqueles que sabem reconhecer que o bom trabalho que foi feito, a dedicação, a angustia e o sofrimento que traz um ataque dessa magnitude para quem lutou dia a após dia para proteger a empresa com os recursos e tecnologia que tinha.

Meu respeito, minha admiração, minha solidariedade a todos que fazem parte da TI da Renner e de tantas outras empresas, como a Accenture, que estão passando ou que vão passar por esse momento de estarem no olho de um furação de magnitude devastadora.

Mais empatia àqueles deram seu melhor, que falaram, argumentaram e pediram.

Alô empresa, hora de refletir quanto vale a continuidade do seu negócio, da sua empresa!!!

No mundo de hoje TI não é custo, é investimento.

 #TIEINVESTIMENTO  

*Carmina Hissa, Instagram @carminahissa Advogada-sócia de Hissa & Galamba Advogados. Especialista em Direito Cibernético e em Privacidade e Proteção de dados. Professora de Direito Digital desde 1997. Data Protection Officer-DPO. Diretora Jurídica do IBDEE. Presidente Nacional da Comissão de Compliance da ABCCRIM. Membro da Internet Society – ISOC Capítulo Brasil. Diretora Jurídica da ABRASECI – Associação Brasileira de Segurança Cibernética e Member Cyber Master WOMCY, Latam Women in Cybersecurity.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -