Dárcio Macêdo Filho: O papel dos Data Centers na TI Verde

Por Dárcio Macêdo Filho* A TI Verde ganha cada vez mais importância e com o aumento recente nos custos da energia no Brasil o assunto volta à pauta no nosso setor de Data Center. É que estudos apontam que o consumo médio de energia dos Data Centers atuais equivale a cerca de 10 a 30 […]

Por Dárcio Macêdo Filho*

A TI Verde ganha cada vez mais importância e com o aumento recente nos custos da energia no Brasil o assunto volta à pauta no nosso setor de Data Center. É que estudos apontam que o consumo médio de energia dos Data Centers atuais equivale a cerca de 10 a 30 vezes o de escritórios comuns. A redução do uso de energia, assim como a carga de poluição emitida, está diretamente ligada à busca de melhor gerenciamento no ciclo de vida dos equipamentos e à adoção da computação em nuvem.

- Publicidade -
Dárcio Macêdo Filho/Foto: divulgação

O impacto da computação nas emissões de CO2 está começando a influenciar as decisões de compra e recebendo cada vez mais atenção de clientes e investidores.

Essa preocupação tem motivado muitas empresas a renunciarem a seus próprios Data Centers para migrar para centros de dados terceirizados, que são estruturas capazes de gerenciar com mais eficiência os gastos de energia com servidores e tudo mais que isso envolve. Para nosso setor é um bom momento.

Divulgado há poucos dias, um Estudo da IDC chamado Worldwide CO2 Emissions Savings from Cloud Computing Forecast 2021- 2024: A First-of-Its-Kind Projection mostra como a adoção contínua da computação em nuvem pode evitar a emissão de mais de 1 bilhão de toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) até 2024.

- Publicidade -

Segundo o relatório, menores emissões estão diretamente associadas à computação de Data Centers, que vêm adotando processos de refrigeração mais econômicos. Inovações interessantes, como os Data Centers do Laboratório Nacional de Oak Ridge (Estados Unidos), que transforma o calor dos racks em energia, vêm ganhando mais atenção.

Há também modelos inovadores de servidores de computador, como o Blade, que reduz o uso de espaço físico e de energia e, consequentemente, diminui o consumo de energia para abastecimento e refrigeração. Estudo do IDC mostrou que a redução chegou a 58% com o uso do Blade.

Nós da Surfix Data Center estamos sempre em busca de soluções que otimizem nossos processos e nos tragam eficiência. Entendemos que um Data Center deve estar alinhado com as preocupações ambientais de nossos clientes e parceiros.

Nosso data center é projetado com equipamentos de alta performance, organizados de forma a reduzir o uso do espaço físico e, consequentemente, o gasto energético. Assim, usamos menos insumos. Além disso, estamos com estudos avançados para a adoção de fontes renováveis como, por exemplo, a energia solar. Venha nos visitar e confira!

*Dárcio Macêdo Filho é sócio e diretor comercial da Surfix Data Center. Contato: [email protected]

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -