Empresa baiana fundada em 1837, a Wilson Sons passará a integrar a companhia turca SAS Shipping Agencies Services Sàrl, subsidiária da MSC Mediterranean Shipping Company S.A. (MSC), por um acordo de R$ 4,35 bilhões. A empresa brasileira é o maior operadora de logística marítima do país e administra o Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon Salvador), o Tecon Rio Grande (Rio Grande do Sul), dois estaleiros no Guarujá (São Paulo), duas bases de apoio offshore na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro) e o Centro Logístico Alfandegado em Santo André (São Paulo).
A Wilson Sons é ainda uma das maiores agências marítimas independentes do Brasil, operando 18 filiais nos portos brasileiros, com representantes na Europa e um escritório próprio na China. Possui mais de 80 rebocadores, sendo assim a maior frota nacional da categoria, além de 23 embarcações de apoio offshore com bandeira brasileira.
O contrato foi divulgado na segunda-feira (21), detalhando a transação, que consiste na venda das 248.664.000 ações da OW Overseas, que tinha posse de aproximadamente 56,4% do capital social total e votante da companhia, para a SAS Shipping Agencies.
Espera-se que a operação seja concluída no segundo semestre de 2025, pois ainda falta verificar as condições usuais para operações desta natureza, incluindo a aprovação por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O contrato libera a Wilson Sons para pagar aos seus acionistas os dividendos aprovados no último dia 11 de outubro pelo Conselho de Administração da empresa, e continue a remunerar seus acionistas com os dividendos em montantes até US$ 22 milhões por trimestre durante o período que antecedeu o fechamento da venda.
Os últimos resultados divulgados pela empresa apontaram um crescimento do movimento na Tecon Salvador pelo segundo mês consecutivo. Em agosto, o aumento foi de 23,7% e no mês de setembro de 26% em relação ao mesmo período no ano passado.
Com dados financeiros publicados ao fim do primeiro semestre, a receita líquida da companhia foi de R$ 694 milhões e o lucro líquido de R$ 45 milhões, a companhia brasileira teve o preço de cada ação vendido por aproximadamente R$17,50, sem os ajustes. Número esse que ficou abaixo do esperado: a expectatica era de vender cada ação por um preço variando de R$ 20 até R$ 24.
História da Wilson Sons
A Wilson Sons, fundada em 1837 pelos irmãos escoceses Edward e Fleetwood Pellow Wilson, iniciou com o comércio de carvão, mercadorias em geral e serviços de navegação. A empresa atuava na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, com marcas diferentes, mas em 1878 houve a unificação, transformando assim Wilson Sons & Co. Limited. Logo depois foi criada uma filial no Porto de Santos.
A companhia foi fundamental para a história e desenvolvimento do Brasil, tendo financiado a construção de malhas ferroviárias durante o século XIX e tendo recebido o Kasato Maru no Porto de Santos, embarcação que trouxe 781 imigrantes japoneses para o país. Já no século XX, a Wilson expandiu de modo contínuo, investindo em filiais no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. Também durante esse houve a compra de outras empresas como a Rio de Janeiro Lighterage Company e a criação do seu primeiro estaleiro no Guarujá.
Já próximo da virada do século, a Wilson Sons iniciou o arrendamento dos terminais de contêineres do Rio Grande do Sul, o primeiro do Brasil a ser privatizado, e de Salvador e iniciou operações de suporte offshore, auxiliando a logística da Santa Fe Petroleum. No século XXI a empresa abriu seu capital na Bovespa, seguido de diversas expansões nos Tecons e a inauguração do segundo estaleiro no Guarujá.
Atualmente atende mais de cinco mil clientes, incluindo armadores, importadores e exportadores, indústria de energia offshore, projetos de energia renovável, setor do agronegócio, além de outros participantes em diversos segmentos da economia.
MSC Mediterranean Shipping Company
A Mediterranean Shipping Company, líder global em transporte e logística náutica, foi fundada em 1970 em Bruxelas, na Bélgica, e é sediada em Genebra, na Suíça. Com atuação global, a companhia tem uma frota de 850 embarcações e transportam uma quantidade estimada de 24,5 milhões de TEUs (Unidade equivalente a 20 Pés), operando em mais de 300 rotas e abrangendo 155 países a empresa possui uma equipe de mais de 200 mil funcionários e mais de 670 escritórios.
A turca SAS, que iniciou suas operações em 2011, é subsidiária da MSC Mediterranean Shipping Company S.A., e conta com uma equipe experiente com mais de 30 anos no ramo de logística naval. A empresa presta serviços aos navios em todos os portos turcos, planejando a logística e organização das embarcações e auxiliando a travessia através dos estreitos de Dardanelos e Bósforo.
Leia mais: Antaq marca para dezembro leilão de terminais de cargas no Porto de Maceió