Auditores-Fiscais da Receita Federal protestam nesta terça-feira (14) contra “Código de Defesa do Sonegador”

Auditores-fiscais da Receita Federal realizam protestos contra PLP 17 que tramita na Câmara Federal e cria obstáculos para fiscalização de grandes empresas, favorecendo a sonegação
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista


Os Auditores-Fiscais da Receita Federal farão uma série de atos em frente às superintendências da Receita Federal nesta terça-feira (14), em todas as regiões fiscais do Brasil contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 17, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, e foi batizado de “Código de Defesa do Sonegador”.

Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

De acordo com nota do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional), organizador da mobilização, no texto do PLP, de autoria do deputado federal Felipe Rigoni (UNIÃO/ES), contém diversos artigos que impedem ou dificultam a fiscalização de grandes empresas com acesso a estruturas criadas para a prática do planejamento tributário abusivo, de empresas de fachada (conhecidas como laranjas), ou estabelecidas em lugares perigosos, dominados por milícias ou quadrilhas, por exemplo.

- Publicidade -

“Os atos vão ocorrer nas dez cidades que sediam nossas superintendências. Não podemos nos calar frente aos constantes e graves ataques contra a administração tributária e a atuação dos Auditores-Fiscais. Se o PLP 17 passar, sonegadores, fraudadores, contrabandistas, milícias e quadrilhas estarão livres para fazerem o que quiserem. E quando eles não pagarem seus tributos, visto que a Receita Federal estará impedida por lei de fiscalizá-los, alguém vai ter que pagar essa conta e serão os verdadeiros contribuintes, os assalariados, os consumidores. É escandaloso o silêncio da Receita Federal em relação a esse projeto”, afirma o presidente do Sindifisco Nacional, Isac Falcão.

Mobilizados desde dezembro de 2021, os auditores reclamam ainda da perda de metade do orçamento previsto para 2022 para a Receita Federal, a diminuição de 40% de seu efetivo, além da ausência de regulamentação da Lei 13.464 de 2017.
 

Leia Também:

- Publicidade -

Receita Federal lança programa para pequenas, micro e MEIs que estão com impostos atrasados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -