No próximo dia 26, o Instituto de Inovação Tecnológica da UPE (IIT-UPE) vai receber representantes de algumas indústrias para apresentar seus projetos de inovação. A ideia do evento é mostrar que o IIT-UPE pode colaborar com as necessidades de aprimoramento tecnológico ou de processos dessas empresas.
“As indústrias que recebem incentivos do Prodepe são obrigadas por lei a investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação. E o IIT-UPE quer mostrar que pode ajudar essas empresas a desenvolver soluções para suas necessidades”, explica Luis Arturo Gòmez Malagon, cientista chefe do Instituto de Inovação.
Prodepe
O Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe) compreende um conjunto de incentivos fiscais direcionados para alguns setores da atividade econômica, entre os quais se destacam a indústria.
A reunião será fechada a convidados, entre eles representantes de oito indústrias – Vivix, Ball, Campari, Cristalpet, Roca, Pamesa, Indorama Fibras e Natto. A maioria dessas empresas são beneficiadas com o Prodepe. Mas há algumas que financiam a pesquisa com recursos próprios. “Entre os convidados estão representantes de outras empresas que ainda não desenvolvem projetos conosco e que vão conhecer o nosso trabalho”, explica Arturo.
As pesquisas do IIT-UPE são voltadas à inovação e tecnologias aplicadas à Indústria 4.0 nas áreas de automação, simulação, instrumentação e otimização. A direção do instituto quer realizar esse evento anualmente, sempre no segundo semestre, para dar tempo de as empresas aplicarem os recursos antes que termine o ano fiscal.
Informações
Prof. Luis Arturo Gómez Malagón
Cientista-chefe do IIT
email: [email protected]
site: www.iit.upe.br